Filme catarinense com Bruna Linzmeyer vence Prêmio Netflix e ganha alcance global
Foto: Divulgação/Filme “Virtuosas”
Durante a cerimônia de encerramento da 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o longa catarinense “Virtuosas” foi anunciado como vencedor da terceira edição do Prêmio Netflix. A produção, dirigida por Cíntia Domit Bittar e com Bruna Linzmeyer no elenco, agora será exibida globalmente em mais de 190 países.
“Virtuosas” acompanha um grupo de mulheres cristãs em uma imersão para “fortalecer a feminilidade”. No centro da narrativa está a personagem Virgínia Heinzel (Bruna Linzmeyer), que lidera um retiro voltado à formação de mulheres melhores para a vida familiar. Mas a trama toma rumos inesperados quando o que deveria ser uma jornada de autodescoberta se transforma em uma experiência sombria.
O filme foi destaque em eventos como o Marché du Film, no Festival de Cannes, e o Festival do Rio. Na Mostra de SP, sua recepção positiva junto ao público e a crítica chamou a atenção da Netflix, que reconheceu o potencial de alcance internacional da obra.

Cinema catarinense ganha visibilidade global
Com o Prêmio Netflix, a produção catarinense se junta a outros títulos brasileiros que ganharam o mundo pela plataforma, como “Saudade Fez Morada Aqui Dentro” e “Serra das Almas”. A distribuição internacional de “Virtuosas” representa um marco para o audiovisual de Santa Catarina e fortalece a presença do cinema independente brasileiro nas vitrines globais.
A Mostra Internacional de Cinema em São Paulo premiou 15 produções de diferentes países. O grande vencedor foi “The President’s Cake”, coprodução entre Iraque, EUA e Catar. Além disso, foram anunciados novos investimentos no setor, como o edital Rouanet Festivais, com R$ 17 milhões para fomentar a difusão audiovisual.
Ver essa foto no InstagramConteúdos em alta
Como isso impacta sua vida?
O reconhecimento de “Virtuosas” coloca o cinema catarinense em evidência internacional, mostrando que produções fora do eixo Rio-São Paulo também têm força para encantar o mundo.
Maria Eduarda Günther
Jornalista em formação na FURB, nascida em Jaraguá. Cresci entre filmes, livros e peças teatrais. Após criar conteúdo para redes socias sobre Formula 1 e esportes descobri a paixão por jornalismo e a área de comunicação. Nunca perco a oportunidade de conhecer novos lugares e novas histórias por ai.