Filme gravado em Floripa com Bruna Linzmeyer vence prêmio em Cannes

Tem filme brasileiro chamando atenção em Cannes — e com DNA 100% catarinense. “Virtuosas”, longa dirigido por Cíntia Domit Bittar e estrelado pela corupaense Bruna Linzmeyer, levou o prêmio “Goes to Cannes” no Marché du Film 2025, espaço dedicado a obras em finalização. Sim, é reconhecimento internacional antes mesmo da estreia oficial.
Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp
Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Produzido em Florianópolis no segundo semestre de 2024, “Virtuosas” foi selecionado por um edital do Ministério da Cultura para integrar o programa “Vai para Cannes”. O projeto escolhe cinco filmes em fase de pós-produção para serem apresentados no Marché du Film — o braço de mercado do Festival de Cannes.

E o destaque veio rápido: entre os selecionados, “Virtuosas” conquistou o prêmio “Goes to Cannes”, que inclui apoio financeiro de €10 mil oferecido pelo estúdio espanhol Sideral Cinema. A grana entra como incentivo direto à finalização e distribuição internacional do longa. Em outras palavras: o filme saiu de Cannes com holofotes e gasolina no tanque.
Suspense com humor ácido
A narrativa de “Virtuosas” mergulha no universo dos retiros cristãos femininos, equilibrando elementos de suspense, crítica e humor afiado. É o tipo de obra que provoca, mas sem perder o estilo — e que agora carrega o selo de reconhecimento de um dos maiores festivais do mundo.
A atriz, natural de Santa Catarina, celebrou nas redes a oportunidade de filmar em casa: “Que honra filmar na minha terra, em Santa Catarina, com essas mulheres gigantes.”
Bruna, que começou a carreira no teatro aos 16 e desde então transita com força entre cinema, TV e ativismo, é mais do que rosto conhecido — é voz potente. E agora, também, protagonista de um filme premiado no circuito internacional.
Como isso impacta sua vida?
Premiações como essa mostram que o cinema feito no Brasil — e mais ainda, feito em Santa Catarina — tem espaço em vitrines globais. E isso importa. Porque valoriza nossos criadores, movimenta a cultura local e inspira novos talentos a acreditarem que grandes histórias também nascem por aqui.
Gabriela Bubniak
Jaraguaense de alma inquieta e jornalista apaixonada por contar boas histórias. Tenho fascínio por livros, música e viagens, mas o que me move é viver a energia de um bom futsal na Arena e explorar o que há de melhor na nossa terrinha.