Curte astronomia? Jaraguá tem grupo de observação e estudo; é gratuito, veja como participar
Fotos: Lucas Pezeta/Pexels e Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) Jaraguá do Sul
Se você é um apaixonado por ciência, céu e universo, saiba que Jaraguá do Sul tem um espaço dedicado à astronomia. O Grupo de Estudos de Astronomia (GEA), organizado pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), promove encontros gratuitos e abertos ao público, sempre às quartas-feiras, a partir das 17h30, no câmpus Centro.
A proposta é transformar o céu em sala de aula, aproximando moradores da cidade do universo por meio de telescópios, palestras, debates e atividades práticas.
O que acontece nos encontros
Os encontros costumam durar cerca de uma hora e com temas que variam a cada semana. Já estiveram na pauta temas como astrofísica, a história da astronomia, análises de filmes e livros relacionados ao espaço, além de seminários e discussões sobre artigos científicos.
E quando o tempo colabora, o momento mais esperado chega: as observações astronômicas. Nessas ocasiões, o telescópio é apontado para a lua e os planetas visíveis, encantando a todos com a oportunidade de verem o céu de uma forma completamente nova.
Além disso, neste semestre, o GEA decidiu dar ainda mais espaço para discutir o papel das mulheres na ciência, especialmente na astronomia. O tema tem sido incorporado em praticamente todos os encontros.

A estudante Pamela Julia da Silva, da sexta fase da Licenciatura em Física, participa ativamente do grupo. Ela conheceu o projeto ainda no ensino médio e hoje vê nele uma forma de crescer pessoal e profissionalmente.
Conteúdos em alta
“As atividades me ajudam a falar em público, a encontrar novas formas de explicar os conteúdos e a tornar a ciência mais atrativa para as pessoas”, afirma.
Ciência acessível e combate às fake news
Um dos grandes objetivos do GEA é democratizar o conhecimento científico e estimular o olhar crítico. Para o professor Luiz Fernando Morescki, coordenador do grupo, a astronomia é um tema naturalmente atrativo e pode servir como porta de entrada para entender a importância do método científico.
“Procuramos usar uma linguagem simples e acessível, mas sempre com base no conhecimento científico. Dessa forma, as pessoas aprendem de maneira leve e, ao mesmo tempo, ficam menos vulneráveis a desinformações e fake news, afastamos a possibilidade de que deem ouvido a charlatões da ciência, seja na astronomia ou em outras áreas”, explica o professor do IFSC.
O Grupo surgiu como um projeto de extensão após a aquisição de um telescópio por meio de um programa do governo federal entre 2009 e 2010. Após funcionar de forma intermitente ao longo dos anos, o GEA foi reativado em 2023 até metade de 2024 e, agora, ele ressurge com as atividades; é gerenciado principalmente por estudantes ligados ao curso de graduação em Licenciatura em Física, oferecido no Câmpus do centro.
Como participar
O GEA é gratuito e qualquer pessoa pode chegar e participar. Embora a linguagem seja pensada para jovens a partir do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio, os encontros são abertos a todos. Famílias podem participar juntas, e muitas vezes os filhos são os mais fascinados pelas observações.
Além das atividades presenciais, o grupo mantém um canal no WhatsApp para compartilhar a programação e atualizações. Também no Instagram (@gea.grupodeastronomia) é possível acompanhar registros das atividades, fotos e informações sobre os próximos encontros.
Serviço:
- O quê: Encontros do Grupo de Estudos de Astronomia (GEA)
- Onde: IFSC Câmpus Jaraguá do Sul-Centro (Av. Getúlio Vargas, 830, Centro)
- Quando: Quartas-feiras, às 17h30
- Informações: WhatsApp | Instagram
Como isso impacta sua vida?
Participar do GEA é uma forma de aprender ciência de maneira leve e divertida. É também uma oportunidade para famílias, estudantes e curiosos ampliarem o olhar sobre o universo e desenvolverem pensamento crítico, útil dentro e fora da escola.
Gabriela Bubniak
Jaraguaense de alma inquieta e jornalista apaixonada por contar boas histórias. Tenho fascínio por livros, música e viagens, mas o que me move é viver a energia de um bom futsal na Arena e explorar o que há de melhor na nossa terrinha.