Invadimos a obra do Mercado Público de Jaraguá! Veja como está ficando
Fotos: Divulgação Secel e JDV
Os trabalhos de restauro do Mercado Público de Jaraguá estão na reta final, e o JDV foi até lá para ver como está ficando o espaço. Depois de pouco mais de um ano fechado para a obra, o prédio está sendo preparado para começar uma nova fase; com estrutura renovada por dentro e restauração cuidadosa por fora.
A nova versão mantém a fachada tombada, mas traz uma estrutura moderna, funcional e pensada para receber eventos, espaço com foco gastronômico e muito mais. A conclusão das obras está prevista para final de setembro, se o tempo colaborar com dias mais secos e ensolarados.

Porém, o que os jaraguaenses querem mesmo saber é: a inauguração e reabertura ao público, rola quando?
Ainda estão sendo feitos estudos de quando o local será realmente reaberto ao público. A ocupação dos boxes e a gestão do local devem seguir um modelo de parceria público-privada, com detalhes sendo finalizados pela Prefeitura.
Segundo o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Gilberto Gesser, essa etapa será coordenada pela Secretaria de Planejamento, já que envolve questões ligadas à agricultura e desenvolvimento econômico. Mas ele explica que a ideia é transformar o Mercado em um espaço urbano ativo e de convivência.
“Queremos que seja um lugar que una comércio local, cultura e memória. Precisa ser um espaço feito e pensado para as pessoas, com identidade e movimento”, complementa.
Conteúdos em alta
O que tem de novidade na estrutura?
A parte interna da obra já está praticamente concluída. Foram reformadas e reestruturadas cinco salas, das quais as três da frente agora contam com mezanino. Também foi substituída toda a parte de instalação elétrica, hidráulica e rede de internet.
Os banheiros foram ampliados: agora são três (masculino, feminino e outro PcD) disponíveis para o público visitante e mais dois nas salas da frente para uso dos expositores. O ambiente também está preparado para receber sistemas de climatização.



Um diferencial é o espaço preparado para uma futura lanchonete, com uma bancada de atendimento direto para a rua, voltada para a calçada. O espaço conta com estrutura pronta para instalação de cozinha e mesas externas, o que pode ampliar o uso gastronômico do local.
Veja o vídeo que gravamos durante a visita à obra:
Segundo a engenheira Silvana Louro, da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, há grande procura por esse ponto, mas os interessados devem aguardar o processo oficial de ocupação.
>> Neste momento, a equipe segue focada na pintura externa e nos acabamentos das salas e banheiros. A fachada, por ser tombada, está sendo restaurada com todo o cuidado técnico exigido.
Um dos desafios foi manter o estilo histórico sem abrir mão da segurança e da funcionalidade, explica Silvana. A estrutura antiga revelou dificuldades técnicas, como a ausência de fundação adequada e danos causados pela trepidação constante dos trens que passam ao lado.

“É um prédio que literalmente balança quando o trem passa, então isso tudo teve que ser levado em consideração ao longo do restauro. Agora ele está renovado, e preparado para resistir por muitos e muitos mais anos”, comentou a engenheira Silvana.
Durante a obra, o local chegou a contar com até 15 trabalhadores por dia, e precisou de quatro meses extras para ajustes no cronograma, em razão de fatores como logística, trânsito intenso da avenida e a passagem ferroviária.

Como isso impacta sua vida?
O novo Mercado Público agora tem ainda mais potencial para ser um lugar de memória, encontro e identidade. A revitalização resgata um ícone da cidade, estimula a economia local e deve oferece um novo espaço para moradores e visitantes se conectarem com o que Jaraguá tem de melhor.
Gabriela Bubniak
Jaraguaense de alma inquieta e jornalista apaixonada por contar boas histórias. Tenho fascínio por livros, música e viagens, mas o que me move é viver a energia de um bom futsal na Arena e explorar o que há de melhor na nossa terrinha.