Lustre produzido em SC aparece na mansão de Odete Roitman, vilã da novela Vale Tudo
Foto: Divulgação NSC TV
Um lustre produzido em Gaspar, no Vale do Itajaí, está brilhando em um dos cenários mais icônicos da teledramaturgia brasileira. A peça compõe o luxuoso ambiente da sala de jantar da vilã Odete Roitman na nova versão da novela Vale Tudo, da TV Globo.
A luminária foi adquirida por um representante da emissora em 2023, mas a empresa Luzes do Vale, fabricante da peça, só descobriu sua aparição na trama recentemente, após uma reportagem exibida no programa Fantástico, que revelou detalhes da produção.
A surpresa foi grande: a marca não sabia que sua criação estaria presente em uma das novelas mais marcantes da história da televisão brasileira.
A vilã que marcou época
Odete Roitman é considerada um dos maiores arquétipos de vilania da ficção brasileira. Interpretada originalmente por Beatriz Segall, ela conquistou o público com sua postura elitista, frases memoráveis e personalidade manipuladora. Entre suas falas mais lembradas está o icônico: “Isso cheira a pobreza!”.
A personagem apareceu inicialmente em Vale Tudo (1988), e também deu as caras em Que Rei Sou Eu? (1989) e Araponga (1990), sempre retratada como uma mulher poderosa, temida e obstinada. Sua morte misteriosa na novela original gerou um dos maiores suspenses já vistos na TV.
Na nova versão da trama, a presença do lustre catarinense na casa da vilã é um detalhe simbólico do luxo que cerca a personagem. E para a empresa Luzes do Vale, de Gaspar, esse destaque representa um reconhecimento inesperado, mas muito bem-vindo.
Conteúdos em alta
Como isso impacta sua vida?
Histórias como essa mostram como o talento e a produção catarinense têm alcançado espaço em nível nacional. Para os moradores do Vale do Itajaí e de regiões como Jaraguá do Sul, é motivo de orgulho saber que um produto local foi escolhido para brilhar em uma das novelas mais emblemáticas do país. Além disso, o caso reforça a importância do setor criativo e da indústria regional na economia e na cultura nacional.