Maior árvore de Natal em crochê do Brasil está em SC; veja onde visitá-la!
Maior árvore de crochê do Brasil é destaque natalino | Foto: Divulgação/Anderlee Lach
Santa Catarina acaba de entrar para o mapa do artesanato com uma das obras natalinas mais impressionantes do Brasil. A cidade de Rodeio, no Vale do Itajaí, inaugurou a maior árvore de Natal feita em crochê do país. Com 12 metros de altura e 4 metros de diâmetro, a estrutura foi instalada em frente à Igreja Matriz São Francisco de Assis e promete ser ponto turístico nas próximas semanas.
A iniciativa faz parte do projeto “Crochê Square Árvore de Natal”, idealizado por Mirela Maria Moreto Moser, como homenagem aos 150 anos da imigração italiana em Rodeio. Conhecida como a Capital Catarinense dos Trentinos, a cidade abraçou o projeto como expressão da sua identidade cultural.
Cerca de 80 artesãs se reuniram desde fevereiro para confeccionar os 4 mil quadradinhos de crochê que revestem a árvore. O trabalho coletivo ocorreu no Salão Paroquial Cristo Rei e contou com apoio da Círculo, maior fabricante de fios para artesanato da América Latina. Foram usados mil novelos de fio Mollet, que resiste ao sol e chuva sem perder a cor.

Programação natalina movimenta Rodeio
A obra não se resume à árvore. Um presépio também feito em crochê já está exposto no interior da igreja e deve integrar a decoração externa. Além disso, após o Natal, os quadradinhos serão transformados em mantas e doados para instituições de caridade do município.
Segundo o produtor executivo Richard Siqueira Cortes, o projeto eleva o turismo cultural da cidade e inaugura uma nova tradição natalina no estado.
“É mais do que uma árvore. É um monumento à cultura local, à união e à criatividade coletiva”, resume.
Conteúdos em alta
A abertura oficial da decoração está marcada para o feriado de 15 de novembro, com apresentação de coral, presença de autoridades e bênção da igreja. A programação segue até 15 de janeiro, com eventos culturais aos finais de semana. Entre as atrações confirmadas estão o Coral Valsella (Itália), Coral Circolo Trentino, Allora Brasil, Simpatici Italiani e a tradicional Caminhada de Santa Luzia.
Como isso impacta sua vida?
Projetos como o de Rodeio mostram como o artesanato pode transformar uma cidade. Além de valorizar a cultura local, movimentam o turismo e inspiram iniciativas semelhantes em outras regiões.
Maria Eduarda Günther
Jornalista em formação na FURB, nascida em Jaraguá. Cresci entre filmes, livros e peças teatrais. Após criar conteúdo para redes socias sobre Formula 1 e esportes descobri a paixão por jornalismo e a área de comunicação. Nunca perco a oportunidade de conhecer novos lugares e novas histórias por ai.