Sucesso na Oktoberfest, pipoca de linguiça Blumenau ganha versão para a Schützenfest
Foto: JDV/Max Pires
Um quitute que chamou atenção na Oktoberfest de Blumenau em 2025 está roubando a cena na Schützenfest, em Jaraguá do Sul. A pipoca de linguiça Blumenau, novidade que mistura tradição e criatividade na culinária regional, foi o lanche mais vendido no Canto do Doce com Café durante as primeiras noites da festa jaraguaense.
A iguaria não tem milho na receita: trata-se de pequenos bolinhos empanados e fritos, feitos com a linguiça Blumenau, um dos produtos mais icônicos da gastronomia catarinense. Crocantes por fora e saborosos por dentro, as “pipocas” conquistaram o público não apenas pelo sabor, mas também pelo apelo visual. Elas também podem ser servidas com um pouco de requeijão.
“Foi o item mais vendido do Canto do Doce com Café e também o campeão de fotos na primeira noite. Acreditamos que será um sucesso durante toda a festa”, disse o gerente do espaço Juan Carlos Dias de Oliveira.

Na edição de 2025 da Oktoberfest, o lanche estreou como destaque na Casa da Linguiça Blumenau, um projeto da Olho Embutidos em parceria com empresas locais. Foram preparadas cerca de duas toneladas da iguaria para atender o público. A repercussão foi tanta que a ideia atravessou o Vale do Itajaí e chegou com força por aqui.
“Eu trabalhei na Oktober, mas com outro produto, um hambúrguer de porco. Quando vi o sucesso da pipoca de linguiça, fui experimentar, achei interessante e decidimos adaptar a receita. Fizemos testes e chegamos a um resultado legal, por isso resolvemos trazer para a Schützen”, contou Juan.

Como isso impacta sua vida?
A chegada de produtos criativos como a pipoca de linguiça à Schützenfest mostra como a culinária regional está se reinventando e ganhando novos formatos. Além de valorizar ingredientes típicos, a novidade ajuda a movimentar a economia local, atrai visitantes e enriquece a experiência gastronômica do evento.
Conteúdos em alta

Maria Eduarda Günther
Jornalista em formação na FURB, nascida em Jaraguá. Cresci entre filmes, livros e peças teatrais. Após criar conteúdo para redes socias sobre Formula 1 e esportes descobri a paixão por jornalismo e a área de comunicação. Nunca perco a oportunidade de conhecer novos lugares e novas histórias por ai.