Tanto faz | 16/12/2022 | Atualizado em: 16/12/22 ás 08:20

PODCAST – Entenda o que é assexualidade, vivida por personagens na novela Travessia

A novela apresenta dois personagens assexuais, Rudá e Caíque, mostrando as possíveis variações dentro da mesma orientação sexual

PUBLICIDADE
PODCAST – Entenda o que é assexualidade, vivida por personagens na novela Travessia

Caíque, personagem de Thiago Fragoso na novela Travessia, tem chamado atenção dos telespectadores. Ele namora a personagem Leonor (Vanessa Giácomo), e apesar de gostar muito dela, ele vive fugindo das investidas sexuais da namorada. No Twitter, muitos internautas tentam descobrir o segredo do rapaz, levantando hipóteses se ele seria gay, impotente ou carrega algum trauma.

Na realidade, Caíque é assexual, tema que a autora Gloria Perez quer abordar em sua na obra. Outro personagem que ajudará a levantar o debate é Rudá (Guilherme Cabral), que é atormentado pelo padrasto Moretti (Rodrigo Lombardi) com piadinhas sobre encontrar uma namorada.

Os dois personagens apresentam aspectos distintos da assexualidade e ajudam a mostrar a diversidade mesmo dentro de uma mesma orientação sexual. João Pedro Vaz da Trindade Andrade, estudante de psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia, coordenador do projeto Somos e pesquisador sobre gênero e sexualidade, afirma que é muito importante essa representatividade, tanto na novela como em outras obras, para nomear um sentimento que muitas pessoas até então tinham como ilegítimo.

O que é assexualidade?

O termo assexual se refere a uma das muitas formas de manifestação da sexualidade humana e se caracteriza pela pouca ou nenhuma atração sexual por outras pessoas, sendo ainda um conceito em construção.

Dentro do termo assexual, ainda é possível observar subdivisões. Segundo a AVEN (Asexuality Visibility and Education Network) a divisão básica se dá na forma da assexualidade arromântica, que não sente atração romântica ou interesse em relacionamentos, como é o caso do personagem Rudá, e romântica, aqueles que se apaixonam e querem viver relacionamentos, como Caíque em Travessia.

Os assexuais românticos se dividiriam, ainda, em heterorromânticos, que sentem vontade de se relacionar romanticamente com pessoas do gênero oposto; homorromânticos, que querem se relacionar com pessoas do mesmo gênero; e birromânticos, com ambas as identidades de gênero.

Existem ainda os demissexuais, que são aqueles que só sentem atração sexual e conseguem ter relações com pessoas com quem compartilham um profundo laço afetivo, como é o caso da cantora Iza e da atriz e apresentadora Giovanna Ewbank.

“Para as pessoas assexuais acaba sendo uma divisão muito extrema de o que é sexualidade e o que é afetividade, o que é sexo e o que é amor, de modo que existem algumas pessoas assexuais que querem estar nesse enquadre de relacionamento, namorar casar e ter filhos, e tem outras para as quais isso não é nem um pouco interessante”, explica João.

Para os assexuais que querem viver um relacionamento, por meio do diálogo, cada casal entra em um consenso de como será a dinâmica do relacionamento.

Conteúdo original publicado por Estado de Minas

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp
Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Entrar no Canal

Cris Badu

Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br