Governo Federal anuncia streaming completamente gratuito com produções brasileiras
Foto: Reprodução e Banco de Imagem
Uma nova plataforma de streaming gratuita, com foco em filmes e séries brasileiras, será lançada ainda no primeiro trimestre de 2026. A iniciativa é do Governo Federal e promete transformar o acesso da população à produção audiovisual nacional, com acesso totalmente gratuito e login via conta gov.br.
Batizada de Tela Brasil, a plataforma vai disponibilizar mais de 555 obras entre curtas, médias e longas-metragens, além de séries, documentários e animações. O projeto é resultado de uma parceria entre a Secretaria do Audiovisual (SAV) do Ministério da Cultura e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
O serviço funcionará como um “Netflix nacional” gratuito, permitindo que qualquer pessoa assista às produções sem pagar nada. Para isso, basta ter uma conta gov.br, o que também conecta o usuário a outras iniciativas digitais do governo.
O catálogo será composto por obras de diferentes instituições culturais, como a Cinemateca Brasileira, CTAv, Funarte e Fundação Cultural Palmares, além de filmes brasileiros já indicados ao Oscar. Um edital de licenciamento também será responsável por selecionar novas produções.
Foco na educação, diversidade e cultura
A proposta também busca fortalecer o uso do audiovisual como ferramenta educacional. Escolas de educação básica estão entre os principais públicos-alvo da plataforma, colaborando com a aplicação da Lei 13.006/2014, que exige a exibição de filmes nacionais nas salas de aula.
Além disso, o Tela Brasil estará disponível para cineclubes, Pontos de Cultura, bibliotecas, centros culturais e outros espaços não comerciais. Entre os compromissos da iniciativa estão a diversidade regional, a preservação da memória audiovisual e a representatividade étnico-racial e de gênero.
Conteúdos em alta
Portal Tela Brasil complementará com dados e informações
Outra frente do projeto é o Portal Tela Brasil, que funcionará como uma base de dados colaborativa sobre o setor audiovisual. O objetivo é reunir informações históricas, institucionais e facilitar o acesso a conteúdos sobre cinema, educação, preservação e produção nacional.
Já foram firmados 16 termos de adesão com agentes do setor que passarão a integrar o portal, incluindo plataformas, programadoras, coletivos e instituições de pesquisa.
Como isso impacta sua vida?
A nova plataforma gratuita de streaming pode representar uma virada no acesso à cultura para milhões de brasileiros. Além de facilitar a descoberta de filmes e séries nacionais, o Tela Brasil valoriza a diversidade cultural do país, cria novas janelas para os produtores e se integra à educação pública.
Maria Eduarda Günther
Jornalista em formação na FURB, nascida em Jaraguá. Cresci entre filmes, livros e peças teatrais. Após criar conteúdo para redes socias sobre Formula 1 e esportes descobri a paixão por jornalismo e a área de comunicação. Nunca perco a oportunidade de conhecer novos lugares e novas histórias por ai.