Jaraguá do Sul

Tecnologia 5G chega a Jaraguá do Sul em 15 luminárias instaladas

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio de equipe técnica, fez a instalação dos equipamentos e do cabeamento necessário

09/02/2023

O Governo do Município de Jaraguá do Sul, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Centro de Inovação comemoram a instalação da tecnologia 5G na Rua Cesare Valentini – onde fica o Centro de Inovação e o Parque da Inovação – no bairro Três Rios do Sul. A instalação é um projeto piloto para a implantação da tecnologia 5G em Jaraguá do Sul. A primeira etapa foi finalizada no início da semana e agora aguarda alguns testes para então ser utilizada por empreendedores da cidade.

A ABDI tem um programa chamado Conecta 5G e disponibilizou 15 luminárias inteligentes na Rua Cesare Valentini, com antena 5G integrada. O objetivo da solução é antecipar o acesso à rede 5G para os municípios brasileiros. O Conecta 5G é um projeto da ABDI em parceria com o Parque São José dos Campos e apoio do Ministério das Comunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A luminária desenvolvida pelas empresas Nokia e Juganu, contém uma antena 5G embutida e utiliza a tecnologia de chipset da empresa Qualcomm. A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio de equipe técnica, fez a instalação dos equipamentos e do cabeamento necessário, desde o Datacenter do Centro de Inovação Novale Hub até o ponto de distribuição.

O prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner, explica que o objetivo do poder público com o investimento na implantação da tecnologia é impulsionar a economia da cidade por meio da consolidação de atividades econômicas de alto valor agregado, além de contribuir com a atração e retenção dos talentos criativos e inovadores em Jaraguá, essenciais para o desenvolvimento econômico e social da cidade, além de aumentar a competitividade no mercado externo.

 

Como é a tecnologia adotada na rua do Centro da Inovação

A maior particularidade da rede 5G da ABDI em Jaraguá do Sul é o espectro de frequência que ela adotará, de 26GHz (5G mmWave), único a ser realizado no projeto Conecta 5G, sendo inédito e raro no Brasil. A configuração consiste em uma rede de 15 small cells, antenas de rádio de baixa potência, que possibilitará realizar testes de altíssima performance. A tecnologia rádio 5G-NR (New Radio) no espectro de 26GHz permite testar novas tecnologias e equipamentos para Smart Cities, Indústria 4.0 e outros setores.

O diretor de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Márcio Manoel da Silveira, explica que a rua citada será um ambiente de pesquisas e validação de tecnologias. Um Living Lab voltado à tecnologia 5G, onde os equipamentos ou soluções que necessitam da tecnologia poderão ser exaustivamente testados pelas empresas do Novale Hub, empresas jaraguaenses e aquelas empresas de outras cidades que desejam fazer teste de acordo com a lei do Sandbox.

O presidente do Pacto Inova Jaraguá, Gustavo Pacher, destaca que a disponibilização da rede 5G privada oportuniza o desenvolvimento e teste de dispositivos e aplicações, acelerando o processo de transformação digital das operações existentes. Para o secretário de Administração, Douglas Antônio Conceição, o ambiente de teste de novas tecnologias irá atrair mais negócios e novas empresas para Jaraguá do Sul, trazendo, por consequência, incremento na arrecadação municipal.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Notícias relacionadas

x