“Temos condições de fechar todos os acessos ao Estado em poucas horas se for preciso”, afirma Moisés ao anunciar plano de contingência
“O Estado tem um plano de contingência para todas as situações, temos inclusive condições de fechar todos os acessos ao Estado em poucas horas se for preciso”, disse o governador Carlos Moisés
17/03/2020
“Temos um plano de contingência para todas as situações, temos inclusive condições de fechar todos os acessos ao Estado em poucas horas se for preciso. O importante agora é não entrar em pânico e que as pessoas, ao apresentarem os sintomas, busquem as unidades básicas de saúde que farão o devido direcionamento. Os hospitais e UPAs serão utilizados para casos emergenciais”, destacou o governador Carlos Moisés, durante a apresentação do plano de ações para conter o avanço do Covid-19, em coletiva de imprensa no último sábado (14). Segundo o Governo estadual, no final de semana novos casos de coronavírus em Santa Catarina foram confirmados, ambos pacientes estiveram no exterior e contraíram o vírus lá fora. O Estado segue em situação de perigo iminente, nível 2 em ranqueamento do Ministério da Saúde.
O governo também colocou em prática o Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil, com a convocação do Grupo Estadual de Ações Coordenadas (GRAC). Os trabalhos estão sendo realizados no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), em Florianópolis. O objetivo é integrar todas as forças e serviços do Estado para atuação no monitoramento e prevenção ao Covid-19.
Além disso, desde o dia 9 de março foi instituído um Comitê de Operações em Emergência de Saúde (Coes) para monitoramento da situação. O núcleo elaborou documentos com diretrizes que serão repassadas aos municípios e cidadãos catarinenses, além daqueles que passam pelo Estado.
Governo divulga ações para conter a transmissão do vírus
Diante do cenário, o governador Carlos Moisés divulgou uma série de medidas para ajudar a conter a transmissão do vírus em Santa Catarina, envolvendo todos os poderes e órgãos estaduais e municipais.
O governo fez uma série de definições, entre elas estabeleceu o cancelamento de todos os eventos públicos do Executivo Estadual e suspensão da participação do poder público Executivo Estadual em viagens interestaduais e internacionais.
Um decreto foi publicado na segunda-feira com todas as normativas e medidas restritivas definidas no encontro.
“Não vamos intervir nos eventos privados, mas sugerimos que as pessoas deixem de ir a locais de grandes aglomerações, principalmente os grupos de maior risco, que são os idosos e pessoas com doenças crônicas. Estamos avaliando os eventos caso a caso”, destacou o secretário da Saúde, Helton de Souza Zeferino.
Notícias relacionadas
AO VIVO: Assista premiação em que Editor do JDV recebe premiação internacional na Itália
AO VIVO – Premio internazionale “Bellunesi che onorano la provincia di Belluno in Italia e all’estero” Leia também >>>>>>>> Editor do JDV vai receber premiação internacional na Itália Leia também>>> Comunidade se une em ação solidária para apoiar Lucas Hioan em 2023 Quer saber das notícias de Jaraguá…