Jaraguaense Juliana Nardelli ganha destaque em campeonato mundial de tiramisù na Itália
Foto: Reprodução/Instagram @juliananardelli
A chef Juliana Nardelli, conhecida por sua participação no MasterChef Brasil, realizou um sonho ao competir na Tiramisu World Cup, na Itália. Representando Jaraguá do Sul, ela participou da semifinal da categoria tradicional e se aventurou também na versão criativa da disputa, em Treviso, cidade berço da famosa sobremesa.
Tudo começou meses antes, quando Juliana participou da seletiva brasileira em Bento Gonçalves (RS), onde garantiu vaga para a semifinal da categoria “Tiramisù Original”. Entusiasmada com a oportunidade, ela também se inscreveu na modalidade “Tiramisù Criativo”, que permite a inclusão de três ingredientes extras na receita clássica.
A escolha dos ingredientes não foi aleatória: Juliana homenageou as abelhas nativas brasileiras, usando mel e pólen de jataí da Gmbeemel, além de manjericão. “Me inspirei no girassol, que sempre se direciona para o sol, refletindo sobre o nome Tiramisù, que significa ‘me põe pra cima’ em italiano”, explicou.

No ranking da sua mesa, ela ficou em terceiro lugar, apenas poucos pontos atrás da vencedora Daniela di Biasio, que posteriormente se tornou campeã da categoria. “Eu antecipei a ela que seria campeã. Que honra participar disso tudo!”, celebrou.
Uma vida embalada pelo tiramisù
A história de Juliana com a sobremesa é antiga. “Com 20 anos, recém-formada em moda aqui no Brasil, fui estudar moda na Itália. Em Firenzi, provei tiramisù pela primeira vez, e foi paixão na primeira colherada. Amo café, amo cacau, amo sobremesas. Então, claro que eu tinha que me apaixonar.”
Ao longo dos anos, Juliana experimentou diversas versões do doce, anotou receitas tradicionais em guardanapos e se aprofundou na culinária italiana. Em 2024, aos 50 anos, presenteou-se com uma temporada de estudos na cidade de Recanati, onde aprendeu novas técnicas com a chef Simoneta Capotondo.
Conteúdos em alta
De volta às origens
Treviso, até então inexplorada por Juliana, revelou-se ainda mais especial por uma conexão familiar. “O pai do meu bisnono é de Treviso, e eu ainda não tinha ido para lá. Muito mais do que competir, foi uma viagem de retorno às minhas origens.”
Durante os treinos na Itália, ela se dedicou com ingredientes locais como o mascarpone da Lattebusche, café Hausbrandt e biscoitos savoiardi Matilde Vicenzi. “Me sinto vencedora. Vim buscar experiência e felicidade, e encontrei.”
Como isso impacta sua vida?
A jornada de Juliana mostra que paixões antigas podem se transformar em grandes aventuras. Ao representar Jaraguá do Sul em uma competição internacional, ela inspira quem deseja buscar novos desafios. E, de quebra, valoriza a conexão entre cultura, memória e sabor.
Maria Eduarda Günther
Jornalista em formação na FURB, nascida em Jaraguá. Cresci entre filmes, livros e peças teatrais. Após criar conteúdo para redes socias sobre Formula 1 e esportes descobri a paixão por jornalismo e a área de comunicação. Nunca perco a oportunidade de conhecer novos lugares e novas histórias por ai.