Geral

Tomate vira um dos focos dos pesquisadores da Epagri para garantir sustentabilidade e produção sem agrotóxicos

Para elaboração do documento, foram analisadas 316 amostras da hortaliça

02/06/2022

O tomate é conhecido da sociedade por ser um dos principais “vilões” da alimentação quando se fala em resíduos de agrotóxicos. Buscando formas de aumentar a produtividade das lavouras catarinenses utilizando menos dessas substâncias, a hortaliça se tornou um dos focos das atividades dos técnicos da Epagri.

O relatório mais recente do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos de Alimentos (Para), publicado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), detectou a presença de 45 agrotóxicos nas amostras de tomates avaliadas. Para elaboração do documento, foram analisadas 316 amostras da hortaliça e 106 apresentaram agrotóxicos não autorizados para a cultura. Em oito foram detectados resíduos em concentração acima do permitido.

O pesquisador da Estação Experimental da Epagri em Itajaí, Rafael Morales, explica que o tomateiro é uma planta que tem alta suscetibilidade às pragas e doenças. São mais de 55 que podem afetar o pé de tomate com risco de provocar perdas econômicas importantes.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x