Política

TRE de Santa Catarina atualiza os números do seu eleitorado

Até maio de 2020, data do fechamento do cadastro eleitoral para as eleições municipais do próximo ano, o TRE-SC tem como objetivo cadastrar biometricamente 85% dos eleitores do estado

15/08/2019

Por

TRE de Santa Catarina atualiza os números do seu eleitorado

A Justiça Eleitoral de Santa Catarina já conta com 3.615.832 eleitores cadastrados biometricamente, representando 70,95% dos 5.096.528 eleitores, segundo dados atualizados até sexta-feira (9). Até maio de 2020, data do fechamento do cadastro eleitoral para as eleições municipais do próximo ano, o TRE-SC tem como objetivo cadastrar biometricamente 85% dos eleitores do estado.

Em Santa Catarina, a biometrização do eleitorado ocorre de duas maneiras: por meio da revisão do eleitorado obrigatória, onde o eleitor é obrigado a atualizar seu cadastro perante a Justiça Eleitoral, e consequentemente cadastra sua biometria e, por meio do cadastramento biométrico ordinário, que ocorre nos demais municípios do Estado, onde o eleitor pode comparecer espontaneamente no Cartório Eleitoral da sua cidade para atualizar seus dados e coletar a biometria.

O cadastramento espontâneo ocorre em Guaramirim e Massaranduba, da 60ª Zona Eleitoral. Em Guaramirim, dos 30.057 eleitores, o total de 15.516 já estão biometrizados (51,64%) e 14.539 ainda não fizeram. No município de Massaranduba, o índice de biometrização chega a 20,03%.

Dos 12.396 eleitores inscritos, apenas 2.479 fizeram a biometria de modo espontâneo e faltam, ainda, 9.917, segundo levantamento feito junto ao TRE-SC, até sexta-feira. Os eleitores das duas cidades podem comparecer ao Cartório Eleitoral diretamente para proceder a biometria, ou agendar por meio do agendamento prévio. Devem levar documento de identificação com foto, título de eleitor (se possuir) e comprovante de residência atualizado dos últimos três meses.

Notícias relacionadas

x