Brasil

Três novas profissões que ganharam força com a pandemia

Apesar das grandes dificuldades enfrentadas pelo país no contexto da pandemia, algumas profissões tiveram que se reinventar, enquanto outras se valorizaram e conquistaram destaque

30/06/2021

Por

Todos nós sabemos que o ano de 2020 foi muito diferente do que estávamos acostumados, sendo um dos anos mais atípicos deste século. Em função da pandemia da Covid-19, diversas relações de trabalho foram alteradas, com a internet ganhando muita força com a necessidade de isolamento social, com a demissão e mudança de alguns cargos (como ocorreu para garçons, por exemplo), e o surgimento de algumas profissões 

Leia mais

Entregador: Um dos empregos que tiveram maior destaque e crescimento durante o ano de 2020 foi o de entregador. Com a necessidade de distanciamento social e também com a proibição do atendimento presencial de diversos estabelecimentos durante grande parte do ano, os entregadores tiveram muito trabalho durante 2020. Os deliverys de alimentos aumentaram exponencialmente, assim como as entregas de outras mercadorias, que tiveram que se modificar para aumentar a eficiência e qualidade das entregas. É muito provável que você tenha utilizado serviços de delivery de alimentos em 2020, assim como comprou algum tipo de produto entregue pelos maiores marketplaces do país, como é o caso do Mercado Livre, Amazon e Magazine Luiza. Além destes marketplaces, empresas que trabalham apenas com a realização das entregas, como é o caso da Loggi, também apresentaram um crescimento significativo em 2020, contratando uma grande quantidade de entregadores.

Influenciadores digitais: Com um crescimento tão grande quanto os entregadores (provavelmente o crescimento desta profissão foi o maior do ano), os influenciadores digitais se tornaram extremamente populares durante o ano de 2020. Uma vez que muitas pessoas perderam ou se viram afastadas dos seus empregos, estes indivíduos passaram a encarar e utilizar a internet como uma forma alternativa de gerar ou complementar a sua renda, a partir de um conhecimento prévio em algum assunto e dos seguidores das suas redes sociais. Um dos exemplos mais comuns deste crescimento foram os influenciadores de jogos, que ganharam belos contratos no último ano. Além disso, também surgiram plataformas que conectam empresas e influenciadores digitais para a realização de parcerias e divulgações, uma vez que os influenciadores se tornaram uma peça chave na divulgação de empresas e produtos.

Vendedores online: Além do fechamento de alguns setores do varejo que já havíamos mencionado nesta publicação, a recomendação e necessidade do distanciamento social fez com que as vendas nas lojas físicas diminuíssem, e as vendas pela internet disparassem no último ano. Com isso, os vendedores destas redes tiveram que se adaptar para a realização de vendas online, assim como as grandes redes de varejo. Com isso, o número de vendedores online cresceu substancialmente, e você poderá encontrar este tipo de vendedor em diversos locais da internet e em redes sociais, como é o caso de marketplaces do Facebook e Instagram e, principalmente, do WhatsApp. Mesmo com a reabertura do comércio, a tendência é que este tipo de emprego seja mantido para os próximos anos, e que as pessoas comprem cada vez mais pela internet.

Desta maneira, apresentamos ao longo desta publicação três das profissões que tiveram o maior crescimento ao longo do ano de 2020. Apesar das grandes dificuldades enfrentadas pelo país no contexto da pandemia, algumas profissões tiveram que se reinventar (como os vendedores), enquanto outras se valorizaram e conquistaram destaque (como os entregadores e influenciadores digitais). Mesmo após o fim desta pandemia, a tendência é que estas profissões mencionadas sigam valorizadas, conquistando cada vez mais a simpatia do público e ganhando ainda mais destaque no cenário nacional e internacional.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x