Geral

Turismo rural é discutido com a Epagri na Câmara de Vereadores

O fato aconteceu quinta-feira (16)

21/09/2021

Por

Turismo rural é discutido com a Epagri na Câmara de Vereadores

Divulgação

O gerente da regional da Epagri em Joinville, Hector Silvio Haverroth, e a extensionista social Josiane de Souza Passos, participaram da sessão da Câmara de Vereadores do dia 16, quinta-feira, quando fizeram uma apresentação das atividades da empresa que produz conhecimento e tecnologia para o desenvolvimento sustentável do meio agrícola catarinense. Eles vieram a convite da vereadora Nina Santin Camello.

Em Jaraguá do Sul, a instituição atua com projetos de capacitação das pessoas que vivem da agricultura familiar, da fruticultura, da olericultura, além de produzir conhecimentos sobre gestão e desenvolvimento institucional, de negócios e de mercados, entre outras áreas. Durante a apresentação, o tema mais discutido foi o fomento ao turismo rural e as soluções que a empresa pode fornecer para a área.

Diversos vereadores relataram as dificuldades que os agricultores enfrentam para permanecer no campo, principalmente os mais jovens. Para eles, o turismo rural depende das pequenas propriedades e dos pequenos produtores, que mantêm o ambiente rural propício para ser explorado como rota turística.

Para o agrônomo Hector Haverroth, os produtores agrícolas não produzem apenas alimento, “eles produzem também água, meio ambiente e paisagem”. Ele e sua colega Josiane mostraram algumas iniciativas da empresa para ajudar na questão do turismo rural, como os cursos e as capacitações dos agricultores a fim de ajudá-los a gerar renda em suas propriedades, inclusive com o turismo.

Josiane lembrou que o trabalho da Epagri é de orientação e auxílio, não de ajuda financeira.  Haverroth destacou que em 2022, a entidade e o Governo catarinense vão atuar com mais ênfase no turismo rural e que tudo já foi pensado e planejado no PPA (Plano Plurianual) do ano que vem para Santa Catarina.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x