Geral

Tutorial: Como criar o seu primeiro vídeo de branding para sua marca

Quando uma pessoa ou empresa pensa em uma estratégia de branding, ela está prestes a divulgar mais o nome da empresa, seus serviços, e alcançar possíveis novos clientes

22/07/2021

Por

Jornalista apaixonada por cultura e segurança pública

Tutorial: Como criar o seu primeiro vídeo de branding para sua marca

O branding é algo extremamente necessário nos dias de hoje, uma vez que muitas empresas disputam o mesmo espaço – e acima de tudo, a atenção das pessoas no ambiente online.

Leia mais

Quando uma pessoa ou empresa pensa em uma estratégia de branding, ela está prestes a divulgar mais o nome da empresa, seus serviços, e alcançar possíveis novos clientes.

Isso é feito tanto por mídia paga, quanto também pela produção de conteúdo – o tal do marketing orgânico.

Por isso, hoje o post é dedicado a todos aqueles que desejam começar suas estratégias de conteúdo e de vídeo para suas marcas, e que ainda não sabem como dar o primeiro passo.

Por que criar vídeos como estratégia de branding e conteúdo?

Nas primeiras etapas da jornada do seu cliente, normalmente ele está em busca de informações sobre seu produto, seu serviço ou sobre um problema que ele possui.

Quando você disponibiliza conteúdo em formato de artigos, posts, tutoriais ou webinars, você faz com que sua empresa seja encontrada de maneira orgânica, sem a necessidade de comprar anúncios no Google ou nas redes sociais.

Outra questão importante, é que muitas vezes o seu cliente ou lead está em um estágio da jornada onde ele está pesquisando e avaliando as opções que possui. E se nessa hora ele encontra o melhor conteúdo associado a sua marca – junto a alguns outros fatores – ele então parte para a fase da compra.

Como iniciar uma estratégia de marketing de conteúdo: Definindo os canais de aquisição

Uma das coisas mais importantes na hora de produzir conteúdo e de gerar visitas em seu site, é definir como o público chegará até você.

Para isso, será necessário estudar quais os canais de aquisição mais proveitosos para sua estratégia de divulgação e de branding.

Alguns exemplos são

  • Criação de artigos ou de um blog;
  • Páginas sociais;
  • Youtube;
  • Eventos presenciais e online

Hoje daremos atenção especial ao Youtube e na criação de vídeos, pois essa é uma das estratégias de maior sucesso na hora de captar novos leads, sem gasto algum.

Quando o assunto é vídeo e branding, uma das maiores dúvidas são relacionadas à edição e a produção do material audiovisual. Então teremos que falar um pouco de como e onde você pode editar seus vídeos.

Que tipo de editor usar para as redes sociais?

Como você deve suspeitar, existem softwares especialmente criados para criar vídeos nas redes sociais.

Nesse editor de vídeo, por exemplo, existem templates já configurados para serem usados e publicados em redes sociais como Facebook, Instagram e LinkedIn. Você escolhe um modelo, e começa a editar de acordo com suas preferências de cores, logos e imagens da marca.

Tudo é feito e configurado em um dashboard online, sem a necessidade de fazer downloads de programas ou de comprar licenças anuais.

Sem as ferramentas ideais e que facilitam seu trabalho de edição, um simples vídeo pode demorar muitas horas para produzir e editar. Por isso muitas pessoas acabam desistindo de levar adiante seus canais e publicações, ou pagam para terceiros criarem os vídeos para branding.

Se você seguir as dicas e passos que daremos a seguir, você não terá esse tipo de problema, e poderá fazer por conta própria seus vídeos e anúncios.

Fazendo seu primeiro vídeo em menos de 2 horas

Agora vamos mostrar um exercício prático: Você vai fazer um vídeo de até 2 minutos para sua página ou perfil social.

Você pode tanto criar um vídeo com gravações suas, como usar cenas e vídeos prontos, que ficam em “bancos de mídia”. Tudo depende do tempo que você tem disponível e da finalidade do vídeo.

No vídeo abaixo, é possível ver como um projeto é feito de maneira fácil e intuitiva na ferramenta que deixamos como sugestão:

Um possível caminho para que você crie seu primeiro vídeo será, portanto:

  1. Pesquisar o tipo de vídeo ou tema do seu interesse;
  2. Selecionar o template/modelo, e editar com base nele seu vídeo de branding;
  3. Pensar no scripts e na sequência de fatos que serão mostrados; 
  4. Fazer upload do seu logo e de outras mídias,se necessário;
  5. Adicione elementos e layers (camadas) ao vídeo;
  6. Escolher a trilha sonora

Todos esses passos e opções você encontra no vídeo que deixamos acima ou nos tutoriais que estão no Youtube.

O ideal é que você faça um tour e algumas experiências com a ferramenta, pois dessa forma você vai entender como usar da melhor forma as utilidades do editor de vídeo.

Nota importante: caso você esteja fazendo um webinar ou evento online, existem mais de 100 templates feitos com essa finalidade no editor sugerido no post de hoje.

Divulgando sua marca nas redes sociais todos os dias

Com esses editores velozes e com opções pré-configuradas, uma nova fronteira é alcançada: a possibilidade de fazer posts e vídeos todos os dias.

Uma ótima estratégia para aumentar a presença de sua marca nas redes sociais, é divulgar dicas e insights em vídeos curtos.

Com isso o número de seguidores e de audiência crescem mais rapidamente, e você gasta apenas poucos minutos do seu dia para criar esses vídeos.

Basta selecionar um modelo de mini vídeo na plataforma indicada, para criar seus posts diários (ou quase diários).

No primeiro dia será necessário criar um padrão ou modelo, e nos dias seguintes, como você já vai ter um template pré-configurado, será necessário apenas fazer alguns ajustes. Sua vinheta estará pronta e salva no editor, para você usar sempre que precisar!

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

 

Notícias relacionadas

x