Cotidiano | 19/06/2026 | Atualizado em: 19/06/26 ás 10:00

Vacina pneumo 20 chega a Jaraguá do Sul: veja quem já pode receber o novo imunizante pelo SUS

PUBLICIDADE
Vacina pneumo 20 chega a Jaraguá do Sul: veja quem já pode receber o novo imunizante pelo SUS

Foto: divulgação prefeitura

A vacinação é uma das principais ferramentas para prevenir doenças graves e reduzir internações. Em Jaraguá do Sul, uma nova opção já está disponível na rede pública de saúde e passa a integrar a rotina de imunização de grupos específicos da população.

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que a Vacina Pneumocócica 20-valente conjugada (VPC20) já está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. O imunizante foi incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) pelo Ministério da Saúde e amplia a proteção contra infecções causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae.

Entre as doenças prevenidas pela vacina estão pneumonia, meningite, otite e sepse. O esquema vacinal de rotina é destinado a crianças de 2 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade.

Vacina amplia proteção contra casos graves

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença pneumocócica é a principal causa de mortalidade infantil por doença prevenível.

Além de reduzir a incidência e a mortalidade relacionadas à doença pneumocócica, a vacinação em larga escala pode diminuir os custos do SUS com internações, tratamentos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), manejo de sequelas e processos de reabilitação.

Quem pode receber a pneumo 20

A nova vacina será ofertada aos seguintes grupos prioritários:

  • Crianças menores de 5 anos, na rotina de vacinação;
  • Povos indígenas maiores de 5 anos de idade sem histórico vacinal com pneumo conjugada;
  • Idosos com 60 anos ou mais acamados e/ou institucionalizados, mediante solicitação com receita médica;
  • Pessoas com condições clínicas especiais atendidas nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE).

Como será a transição para a nova vacina

Atualmente, o SUS oferece as vacinas pneumo 10, pneumo 13 e a polissacarídica 23. Com a incorporação da pneumo 20, o Ministério da Saúde fará uma transição gradual para substituir esses imunizantes.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a nova vacina amplia a proteção contra um número maior de sorotipos da bactéria pneumococo e aumenta o potencial de prevenção de casos graves.

Durante o período de transição, o esquema vacinal básico para crianças seguirá o seguinte modelo:

  • Uma dose da pneumo 20 aos 2 meses de idade;
  • Uma dose da pneumo 10 aos 4 meses;
  • Uma dose de reforço da pneumo 20 aos 12 meses.

O intervalo mínimo entre a segunda dose e o reforço deve ser de 60 dias.

As vacinas VPC13 e VPP23 continuarão sendo utilizadas em estratégias diferenciadas até o término dos estoques disponíveis.

Após o esgotamento das doses da pneumo 10, o esquema vacinal passará a utilizar exclusivamente a pneumo 20.

Como isso impacta sua vida?

Para famílias com crianças pequenas em Jaraguá do Sul, a chegada da pneumo 20 representa a ampliação da proteção oferecida gratuitamente pelo SUS contra doenças como pneumonia e meningite. A novidade também beneficia grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde e passa a fazer parte da rotina de vacinação nas UBSs do município.

Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Entrar no Canal
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
wesdev.com.br