Sem categoria

Vale dos Encantos: Grupo paulista Inaugura o cicloturismo em Jaraguá do Sul

Os aventureiros percorreram a Rota Serra que conta com sete trechos e aproximadamente 250 km.

21/07/2020

Por

Vale dos Encantos: Grupo paulista Inaugura o cicloturismo em Jaraguá do Sul

Turistas da grande São Paulo, acostumados com a intensa movimentação urbana, vieram prestigiar as belezas no nosso Vale do Itapocu.

O grupo de amigos paulistas que soube do circuito por meio da Agência Alpina Turismo, foram um dos primeiros a realizarem o Circuito de Cicloturismo Vale dos Encantos, que mesmo estando em fase de finalização não foi um impedimento para que o grupo se aventurasse pelas estradas da Rota Serra, durante quatro dias, que se iniciou no segundo final de semana de julho.

Leia mais:

O pedal foi conduzido pela ciclista Marines Ronchi, do Pedal da Mari, tomando todos os cuidados de prevenção, com uso de máscaras e de álcool em gel em todo o percurso. Mari que conhece todo o Vale do Itapocu e pedala há 14 anos, afirma que a experiência de apresentar a região foi uma tarefa fácil e prazerosa.

O grupo de turistas percorreu a Rota Serra que conta com sete trechos e aproximadamente 250 km. No primeiro dia foi percorrido o trecho 1 e 2, passando por Jaraguá do Sul, Schroeder e Guaramirim, totalizando 70,82 km. No segundo dia foi percorrido o trecho 3 e 4, saindo de Guaramirim passando por Massaranduba, Blumenau, Pomerode e finalizando no Parque Malwee em Jaraguá do Sul, esse trajeto foi um dos mais longos com aproximadamente 100 km.

No terceiro dia o grupo percorreu o trecho 5 saindo de Jaraguá do Sul e finalizando em Corupá, um total de 50,44 km e no quarto e último dia foram percorridos os trechos 6 e 7 saindo de Corupá e finalizando em Jaraguá do Sul na Scar, com aproximadamente 63 km. No total os ciclistas pedalaram 305,8 km entre a Rota Serra e caminhos alternativos.

Paisagens exuberantes 

“Tivemos a sorte de pegar dias ensolarados, apreciar a fauna e a flora, plantações de banana em Corupá, arrozeiras em Massaranduba, palmeiras em Guaramirim e a oportunidade de estar próximo dos animais do campo, que contribuíram para que o trajeto fosse mais prazeroso, rendendo vários registros fotográficos para guardar de lembrança” comenta Mari.

O trajeto que se inicia na parte urbana de Jaraguá do Sul, logo fica para trás e, com alguns quilômetros rodados, o turista já se encontra na parte rural, contemplando as grandes montanhas e uma vasta vegetação que se mescla com a arquitetura de casas antigas muito bem preservadas. Esse cenário encantou o grupo paulistano que se disse maravilhado com cada trecho do Circuito Vale dos Encantos. O que também chamou a atenção de todo o grupo, foram os locais de parada que são encontrados no caminho.

“As cidades em volta têm uma ótima infraestrutura de tudo o que os ciclistas precisam, como farmácias, supermercados, panificadoras, pesque-pague, lojas, oficinas para o reparo das bicicletas e demais serviços que estão disponíveis nos trajetos. A organização e a limpeza desses locais deixam no turista uma imagem bastante positiva, tanto do nosso povo, quanto dos serviços que são oferecidos” completa Marines Ronchi.

Iniciativa teve início em 2017 e é regionalizada

O Circuito de Cicloturismo Vale dos Encantos é uma iniciativa da Prefeitura de Jaraguá do Sul, que em 2017 foi regionalizada pela Amvali por meio do Colegiado de Turismo.

Atualmente o projeto vem sendo executado pelo Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública do Vale do Itapocu — Cigamvali e se encontra em processo de confecção das placas que serão instaladas em todo o percurso do Circuito. Emenda de R$ 100 mil via deputado Vicente Caropreso será investida na compra e implantação da sinalização ao longo do Circuito.

 

Notícias relacionadas

x