Estadual

Veja quem são os pré-candidatos ao governo de SC

Pelo menos nove nomes confirmaram a pré-candidatura ao executivo

14/07/2022

Por

Jornalista apaixonada por cultura e segurança pública

Veja quem são os pré-candidatos ao governo de SC

Divulgação

Com a aproximação do primeiro turno da eleição para o governo de Santa Catarina, marcada para o dia 2 de outubro, as negociações por alianças políticas se intensificam no Estado.

Pelo menos nove nomes confirmaram a pré-candidatura ao executivo, mas ainda há indefinições no cenário político.

A Justiça Eleitoral determina que o período para os partidos realizarem convenções e decidirem seus candidatos começa em 20 de julho. O pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto e, por isso, outros nomes devem surgir até a eleição.

Confira os pré-candidatos por ordem alfabética.

Antídio Lunelli (MDB)

(Foto: Divulgação)

Ex-prefeito de Jaraguá do Sul, no Norte catarinense, por duas vezes, o empresário Antídio Lunelli tem 59 anos e nasceu em Corupá. Ele também é um dos fundadores de uma empresa do ramo têxtil. O político também é empresário do agronegócio e das comunicações.

Carlos Moisés (Republicanos)

(Foto: Mauricio Vieira/Secom)

Atual governador de Santa Catarina, Carlos Moisés é formado em Direito e foi bombeiro militar por cerca de 30 anos, além de atuar na Defesa Civil como diretor. Em 2018 ele venceu as eleições para o executivo na sua primeira disputa a um cargo político. Natural de Florianópolis, ele tem 54 anos.

Décio Lima (PT)

(Foto: Divulgação)

Professor e advogado, Décio Lima tem 61 anos e nasceu em Itajaí, no Litoral catarinense. Deputado federal por três mandatos, ele também já foi vereador e prefeito por dois mandatos em Blumenau. O político também concorreu ao governo estado em 2018. Atualmente, ele é presidente do Partido dos Trabalhadores em Santa Catarina.

Dário Berger (PSB)

(Foto: Jane de Araújo/Agência Senado)

Ex-prefeito de São José e Florianópolis, Dário Berger nasceu em Bom Retiro, na Grande Florianópolis e atualmente é Senador da República. Formado em Administração de Empresas, ele ingressou no ramo da construção civil pela empresa da família.

Esperidião Amin (Progressistas)

(Foto: Divulgação)

Natural de Florianópolis, ele é formado em Administração, Gerência e Direito. Esperidião Amin tem 74 anos e foi governador de Santa Catariana por duas vezes, prefeito de Florianópolis por outras duas vezes, além de deputado. Atualmente é Senador.

Gean Loureiro (União Brasil)

(Foto: Divulgação)

Advogado e administrador, o político já foi vereador em Florianópolis por cinco vezes, deputado estadual e federal e, em 2016, tornou-se prefeito da Capital. Foi eleito novamente em 2020 e renunciou ao cargo para se candidatar neste ano. Gean nasceu em Florianópolis e tem 49 anos.

Jorginho Mello (PL)

(Foto: Divulgação)

No Senado desde 2018, após exercer cargos de deputado estadual e federal, Jorginho preside o diretório do Partido Liberal em Santa Catarina. O político é administrador e advogado e nasceu em Ibicaré, no Oeste catarinense.

Odair Tramontin (Novo)

(Foto: Divulgação)

Odair Tramontin nasceu em Campo Erê, no Oeste, e é formado em Direito. Foi promotor de Justiça, e o primeiro coordenador do Grupo de Atuação Especial e Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) de Blumenau. Em 2020, concorreu pela primeira vez a um cargo político, sendo candidato ao governo de Blumenau e ficou em terceiro lugar.

Ralf Zimmer (Pros)

(Foto: Divulgação)

Natural de Chapecó, no Oeste, Ralf Zimmer Junior foi Defensor Público Estadual e a primeira vez que participou de um pleito eleitoral foi em 2018, quando concorreu a deputado federal em Santa Catarina. Formado em Direito, o catarinense tem 43 anos.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x