Geral

Vereador em exercício protocola projeto que visa combater contratos fraudulentos em Jaraguá

Segundo ele, os problemas envolvendo a população idosa são a grande maioria no Procon local

07/10/2021

Por

Vereador em exercício protocola projeto que visa combater contratos fraudulentos em Jaraguá

Divulgação

O vereador em exercício, Ronnie Lux, tomou posse esta semana e na sessão de terça-feira (5), em Jaraguá do Sul, comunicou que protocolou um projeto de lei que tem o objetivo de proteger os aposentados e pensionistas de possíveis golpes relacionados a empréstimos consignados e outros contratos financeiros. Segundo ele, os problemas envolvendo a população idosa são a grande maioria no Procon local, cerca de 90% das ocorrências, basicamente infringindo o Código de Defesa do Consumidor e o Estatuto do Idoso.

A lei, se aprovada, pretende regulamentar a forma com que as instituições financeiras podem viabilizar esses empréstimos consignados, refinanciamentos e portabilidades. O projeto deve ser debatido e explicado em breve, quando entrar na pauta de votações do Legislativo.

Lux afirma que falta conhecimento e informação a muitas dessas pessoas que caem em golpes como esses. Ele relatou um caso de uma pessoa que contraiu um empréstimo com uma instituição financeira do Ceará sem saber o que estava fazendo. Conforme explicou, esses contatos são feitos pelo telefone, por onde é mais fácil ludibriar os possíveis clientes.

Lux observa que já há um estudo no Procon de Jaraguá do Sul sobre o tema. Segundo ele, há instituições com 194 reclamações no órgão. Para se ter uma dimensão do problema, o vereador lembra que no Brasil, em 2020, cerca de 400 bilhões de reais foram transacionados através de empréstimos consignados a aposentados e pensionistas. “Estima-se que 5% desses contratos são fraudulentos”, completou.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp ou CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de Telegram!

Notícias relacionadas

x