Vereador propõe serviço de atendimento veterinário móvel em Jaraguá
Vereador propõe serviço de atendimento veterinário móvel em Jaraguá. O documento solicita que a Prefeitura realize um estudo para a implementação do serviço
03/04/2025
Vereador propõe serviço de atendimento veterinário móvel em Jaraguá – O vereador Fernando Alflen propôs a criação de um Serviço de Atendimento Veterinário Móvel para animais domésticos, por meio de uma indicação na Câmara Municipal. O documento solicita que a Prefeitura realize um estudo para a implementação do serviço. A proposta se baseia na Constituição de 1988, que reconhece os direitos dos animais e impõe à sociedade e ao Estado o dever de protegê-los.
Alflen mencionou dados do MMA, que indicam que o Brasil abriga cerca de 55 milhões de cães e 24 milhões de gatos, com previsão de 100 milhões até 2030.
ilustrativa
Alflen acredita que o aumento de 65% nos casos de abandono e maus-tratos, registrados pela Ajapra, torna o momento oportuno para a medida. A Ajapra cuida de cerca de 70 animais, que ficam em lares temporários até serem adotados.
Atualmente, a cidade conta com a Fujama, que realiza feiras de adoção e um programa gratuito de castração para famílias de baixa renda. Em 2023, castraram 2.500 animais, e em 2024, retomaram o Castramóvel com a meta de realizar 480 castrações em dois dias.
Para Alflen, a implementação do projeto traria diversos benefícios à comunidade, incluindo a redução de animais de rua e o risco de doenças zoonóticas.
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital
Notícias relacionadas
🐾 Scott: o cão que superou maus-tratos e hoje ajuda em ações educativas no Norte de SC
A poucos quilômetros de Jaraguá do Sul, em Joinville, uma história emocionante tem tocado o coração de muitos moradores da região Norte de Santa Catarina. Scott, um cão que enfrentou maus-tratos no passado, foi adotado pela Guarda Municipal de Joinville e hoje desempenha um papel fundamental em ações educativas nas…
A partir de agora, quem for pego com drogas em local público de Jaraguá do Sul será multado
A regulamentação de uma nova lei estadual impacta diretamente os moradores de Jaraguá do Sul e de todas as cidades catarinenses. A partir de agora, quem for flagrado utilizando drogas em ambientes públicos será penalizado com multa no valor de um salário mínimo nacional, atualmente R$ 1.518,00. A medida foi…