Geral

Vereadoras de Jaraguá sugerem zoneamento escolar com uma logística familiar

A sessão de terça-feira (16) na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, contou com a aprovação de uma moção de apelo

18/11/2021

Por

Vereadoras de Jaraguá sugerem zoneamento escolar com uma logística familiar

Divulgação

A sessão de terça-feira (16) na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, contou com a aprovação de uma moção de apelo das vereadoras Sirley Schappo e Nina Santin Camello, onde pedem que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, inclua o critério “logística familiar” na normativa que dispõe sobre o zoneamento escolar.

Até então, os critérios utilizados no zoneamento são relacionados, em primeiro lugar, à localização da residência dos estudantes e, em segundo, ao local de trabalho dos pais ou responsáveis, também considerando a demanda e a capacidade de cada escola. O objetivo disso é o de distribuir melhor as vagas da rede municipal de ensino.

No entanto, as vereadoras argumentam que, em muitos casos, tanto o pai quanto a mãe, trabalham o dia inteiro e, por isso, precisam deixar os filhos com os avós, familiares ou em casas de terceiros no período em que não estão na escola. O problema apontado por elas é que muitos desses avós e familiares moram distantes da escola à qual os estudantes foram designados.

“Vários desses cuidadores moram em bairros diferentes da residência das crianças e o endereço dos mesmos não é considerado como critério para o zoneamento escolar. Em função disso, muitas mães precisaram deixar de seus empregos para cuidar dos filhos no contraturno escolar, trazendo dificuldades financeiras para as famílias”, frisa o texto da moção.

Sirley e Nina dizem que muitos pais pedem que a logística familiar seja incluída no zoneamento escolar como critério. “Nós percebemos que, para os munícipes, essa normativa está trazendo uma série de transtornos. Matricular próximo a sua residência é um direito, mas não pode virar uma obrigação”, conclui Sirley.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x