Jaraguá

Vereadoras exaltam o Agosto Lilás que aborda violência contra a mulher

Neste mês de agosto a Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal vai completar um ano de atividades

05/08/2022

Por

Vereadoras exaltam o Agosto Lilás que aborda violência contra a mulher

Divulgação

O Senado e a Câmara dos Deputados lançaram na quarta-feira (3) a campanha “Agosto Lilás”, com o tema “Um instrumento de luta por uma vida livre de violência”, em referência à Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06), que este ano completa 16 anos. Além da iluminação das cúpulas do Congresso Nacional na cor lilás, durante o mês de agosto, haverá debates sobre o enfrentamento da violência contra a mulher nas suas diversas formas.

Em Jaraguá do Sul, as vereadoras Nina Camello e Sirley Schappo repercutiram. Para Nina, “o Brasil ainda tem muito o que avançar nesse assunto”. Ela lembrou que Jaraguá do Sul também tem números preocupantes em relação à violência contra as mulheres. Segundo dados da Rede Catarina da Polícia Militar, em 2021 foram feitas 421 medidas protetivas, 539 ocorrências e em 47 oportunidades o Botão do Pânico foi acionado. Já em 2022 (até o dia 31 de julho) foram 269 medidas protetivas e 327 atendimentos de ocorrências de agressão contra mulheres.

“Nós precisamos cada vez mais falar sobre violência contra a mulher, precisamos fortalecer as políticas públicas que já existem para diminuir esses números”, completou.

A vereadora Sirley disse que “a violência contra a mulher deve ser combatida de duas formas: educação e punição”.

“Há casos em que a punição é necessária e há casos – e acredito nisso porque sou da área da educação – em que ela pode fazer mudança de comportamento. Eu espero que essa mudança de comportamento aconteça nas futuras gerações e, porque não, nessa geração também”, salientou.

Procuradoria da Mulher completa um ano com muitos atendimentos

Neste mês de agosto a Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal vai completar um ano de atividades. As procuradoras Nina e Sirley apresentaram as ações realizadas no período, como as várias palestras e eventos em que as vereadoras puderam dialogar com a sociedade, levar conhecimento sobre os temas abordados na Procuradoria e o trabalho realizado na Câmara de Vereadores.

Quanto à violência doméstica, elas afirmam já terem atendido a 14 casos de mulheres que chegaram até elas pedindo ajuda. Segundo disseram, todos os atendimentos são realizados com o acolhimento e o encaminhamento aos órgãos competentes da rede de proteção de acordo com a peculiaridade de cada caso, mantendo sempre o respeito e o sigilo à vítima e aos seus filhos.

“Quando falamos de violência contra a mulher, estamos falando da família, da criança, do idoso e da pessoa com deficiência. Precisamos cada vez mais discutir e debater esse assunto”, registrou Nina.

Em requerimento aprovado de autoria das vereadoras, será convidado o Dr. Crystian Krautchychyn, juiz da 1ª Vara Criminal da Comarca de Jaraguá do Sul, para explanar sobre o enfretamento à violência contra as mulheres em Jaraguá do Sul, integrando a programação do mês Agosto Lilás de conscientização sobre o fim da violência contra as mulheres.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x