Jaraguá do Sul

Vereadoras sugerem oficina para trabalhar a masculinidade tóxica 

Segundo elas, a proposta tem como principal objetivo a redução da violência contra a mulher

24/10/2023

Uma indicação apresentada pelas vereadoras Sirley Maria Schappo e Nina Santin Camello foi aprovada por unanimidade na sessão do dia 19, onde solicitam ao Poder Executivo Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, a implantação da oficina “Masculinidades” nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) existentes no município, seguindo o exemplo da oficina já implantada no CRAS do bairro Ribeirão Cavalo.

 

Segundo elas, a proposta tem como principal objetivo a redução da violência contra a mulher, buscando promover debates sobre o papel do homem na sociedade contemporânea e propondo uma desconstrução de condutas associadas à masculinidade tóxica. A ideia foi elaborada pela Comissão de Combate à Violência contra a Mulher, criada a partir de uma audiência pública que abordou o mesmo tema.

 

Para as vereadoras, a necessidade de sensibilização dos homens é evidenciada pelos alarmantes dados coletados a partir dos registros e atendimentos das Delegacias de Jaraguá do Sul. Conforme elas, no ano de 2022, foram registrados 979 casos de violência contra a mulher e, em 2023, até agora, esse número já alcançou a marca de 1.127 casos.

 

Nina e Sirley ressaltam que a implantação da oficina “Masculinidades” visa prevenir a repetição desses números alarmantes, abordando a sensibilização de potenciais agressores, já que a construção tradicional da masculinidade muitas vezes contribui para a perpetuação de desigualdades de gênero.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x