Vereadores cobram qualificação de profissional de apoio à alunos com deficiência
O apelo por mais qualificação profissional na Educação Especial vem sendo discutido desde o início do ano pelos vereadores
O vereador Luís Fernando Almeida solicitou por meio de indicação à Prefeitura de Jaraguá do Sul, durante a sessão de terça-feira (4), para que o Executivo, via Secretaria de Educação, providencie mudanças no concurso que cria o cargo de profissional de apoio nas escolas do Município.
Segundo o texto da indicação, o principal requisito para que esses profissionais possam atuar na educação especial, é possuir formação em licenciatura, ao contrário do curso de magistério do ensino médio, como tramita no Executivo. A sugestão conta com apoio de vereadores da base aliada do governo, que se comprometeram a dialogar com o Executivo para que seja dado celeridade à demanda.
O apelo por mais qualificação profissional na Educação Especial vem sendo discutido desde o início do ano pelos vereadores. Segundo Almeida, após inúmeras reclamações de pais de crianças e adolescentes com deficiência quanto à ausência de profissionais de apoio nas escolas da rede municipal, alguma medida precisa ser tomada pela secretaria.
Atualmente, segundo dados da Secretaria Municipal de Educação, 200 profissionais terceirizados foram contratados pela empresa Flamaserv Serviços Terceirizados para atender 270 alunos com deficiência, 435 estudantes com Transtorno do Espectro Autista e 625 com dificuldade de aprendizagem.
De acordo com Luís Fernando, a falta de capacitação técnica e sobretudo a alta rotatividade de profissionais, prejudica o estudo dessas crianças e adolescentes com deficiência.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!
Conteúdos em alta