Educação

Vereadores de Jaraguá acompanham obras de reforma da Escola Albano Kanzler

A unidade escolar passa por uma ampla reforma, que deve durar até março de 2024

26/01/2022

Por

Vereadores de Jaraguá acompanham obras de reforma da Escola Albano Kanzler

F.J. Brugnago

Com a reforma e ampliação aprovada pela Câmara de Vereadores em maio do ano passado, a EMEB Albano Kanzler, no bairro Nova Brasília, recebeu uma vistoria de um grupo de vereadores, liderados pelo presidente da Câmara, Jair Pedri, na quinta-feira (20). A unidade escolar passa por uma ampla reforma, que deve durar até março de 2024, com um investimento de R$ 6,3 milhões. O valor autorizado pela Câmara foi até 7.369.467,67

O grupo foi acompanhado pela secretária de Educação, Ivana Atanásio Dias, e pelo engenheiro civil, Ênio Roberto Knob, responsável pela fiscalização do contrato com a construtora. Ivana relata que a estrutura do estabelecimento é muito antiga, com muitas extensões construídas sem critérios técnicos e sem acompanhamento especializado, o que comprometeu a estrutura da escola.

No ano passado, Ivana participou de uma reunião com os vereadores, na sede do Legislativo, falando sobre a reforma. Na época ela reconheceu que o valor é bastante elevado, sendo que a demolição total da Albano Kanzler foi cogitada, mas posteriormente descartado por não ser possível retirar todos os alunos de uma só vez da escola e deslocá-los para outras unidades, causando incômodo às famílias e aos estudantes e, também, a referência arquitetônica da escola para a comunidade.

De acordo com Ênio, a Albano Kanzler se tornará referência em Jaraguá do Sul e região pelo modelo de sustentabilidade que irá oferecer, com reaproveitamento de água das chuvas e painéis solares fotovoltaicos, garantindo redução nas principais despesas da unidade – água e energia elétrica. “A Secretaria deve levar esse conceito para outros colégios, o que vai garantir economia aos cofres públicos e um uso consciente dos recursos naturais”, garante o engenheiro.

A obra compreende a reforma de uma área de 4.143,22 m² e a ampliação de outros 536,77 m², com prazo de conclusão em até 900 dias a partir da expedição da ordem de serviço.  O tradicional educandário vai passar por uma transformação, com a reforma, ampliação e modernização, além da segurança.

Foto: Divulgação.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x