Cotidiano | 17/11/2025 | Atualizado em: 18/11/25 ás 10:06

Via Verde será palco da maior celebração do Mês da Consciência Negra, com shows, oficinas e feira afro

PUBLICIDADE
Via Verde será palco da maior celebração do Mês da Consciência Negra, com shows, oficinas e feira afro

Via Verde recebe a maior celebração do Dia da Consciência Negra em Jaraguá do Sul, com shows, oficinas, feira afro e programação cultural. Foto: prefeitura de Jaraguá do Sul

A principal celebração do Mês da Consciência Negra em Jaraguá do Sul acontece no dia 20 de novembro, a partir das 15h, na Via Verde, com uma ampla programação gratuita que reúne shows, apresentações artísticas e culturais, batalha de rimas, dança afro-brasileira e urbana, além de oficinas e feira afro empreendedora distribuídas em tendas temáticas.

Entre as atrações confirmadas estão o Coral Vozes Africanas, apresentações com Oséias, Dança Ornellas, Grupo Muzenza, e shows das bandas Desejo A+ e Bera Samba. Em caso de chuva, o evento será transferido para a Arena Jaraguá.

As tendas temáticas oferecerão atividades como:
– Religiões de Matriz Africana
– Exposição fotográfica “Olhares e Sorrisos Negros”
– Trancistas Afro
– Artesanato Afro
– Oficinas de Bonecas Abayomi
– Empreendedores Negros

A programação do mês segue com outras ações previstas. De 17 a 19 de novembro, a Secretaria de Educação promove uma exposição de trabalhos dos alunos da Rede Municipal no hall da Prefeitura. A abertura será no dia 17, às 14h30; a mostra segue no dia 18, das 7h30 às 17h, e no dia 19, das 7h30 às 13h.

No dia 18, às 19h, o Cejas recebe a sessão solene pelo Dia Nacional da Consciência Negra, organizada pela Câmara de Vereadores. No dia 19, às 14h30, haverá contação de histórias na Biblioteca Pública. Entre 18 de novembro e 18 de dezembro, o Museu Emílio da Silva apresenta a exposição “A Presença Negra em Jaraguá do Sul: Invisibilidade e Resistência”.

As atividades do mês começaram em 8 de novembro, com a assinatura da Manifestação de Intenção para Adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR), documento em que o Município formaliza seu compromisso com as diretrizes do Sistema. Na mesma data, a Arena Jaraguá sediou o Dia Nacional, Estadual e Municipal da Umbanda, destacando o valor histórico, social e espiritual das tradições de matriz africana e a luta contra o racismo.

Valorizar a contribuição na história de Jaraguá do Sul

A programação é realizada pela Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), e conta com apoio dos órgãos envolvidos. O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Gilberto Guesser, afirmou que as ações foram pensadas para “refletir, valorizar e reconhecer a importância da cultura afro-brasileira e a contribuição da população negra na história da cidade, reforçando a necessidade do combate ao racismo”.

A presidente do COMPIR, Stela Vivian Martins Dias, destacou que o Dia da Consciência Negra é uma ocasião para celebrar a ancestralidade e fortalecer ações de resistência e consciência.

A chefe dos museus municipais e secretária executiva do COMPIR, Ivana Cavalcanti, ressaltou que o debate sobre o racismo exige compromisso contínuo e que a reflexão sobre a escravização do povo negro permanece necessária, valorizando a resistência e a existência da população negra.

Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Entrar no Canal

Marcio Martins

Profissional da comunicação desde 1992, com experiência nos principais meios de Santa Catarina e no poder público. Observador, contador e protagonista de histórias, conheço Jaraguá do Sul como a palma da mão

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br