Jaraguá do Sul

VÍDEO: Morador de SC flagra “falso beija-flor” no jardim de casa

Inseto imita pequeno pássaro para tentar fugir de predadores

30/01/2023

Por

Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.

Um morador de Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, registrou no jardim de casa um curioso flagrante de uma espécie de “falso beija-flor”. Trata-se, na verdade, de uma mariposa que tem a aparência e um estilo de voo parecidos ao do pequeno pássaro, com pulos ligeiros entre as flores.

Segundo o biólogo Christian Raboch, da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), o inseto filmado na ocasião (veja vídeo logo abaixo) é uma mariposa do gênero Aellopos.

— Ela se parece com um beija-flor, e isso na biologia é chamado de mimetismo. Na verdade, é uma estratégia para confundir os predadores, que geralmente são aves insetívoras, que se alimentam de insetos. A ave vai chegar perto, vai achar que é um beija-flor e não vai acabar predando, não vai acabar comendo — explicou, antes de citar que várias partes do corpo do inseto se parecem com as da ave.

— Esse bico na verdade não é bico, é uma língua, chamada de probóscide, que as mariposas têm que lembram o bico das aves. Elas também têm uma cauda que é semelhante a dos colibris, que são os beija-flores, e também têm uma listra branca no dorso. Todas as características lembram um beija-flor — disse Raboch, que também falou sobre a alimentação do inseto.

— As mariposas geralmente têm hábito noturno, mas essa é uma mariposa diurna, então ela se alimenta durante o dia. Ela se alimenta do néctar das plantas.

 

Conteudo postado por NSC

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Notícias relacionadas

x