Corupá

[VÍDEO] Seminário completa 90 anos com 175 padres, bispos e arcebispos ordenados

Os trabalhos de construção iniciaram no ano de 1928 e a inauguração da primeira parte da construção deu-se em 17 janeiro de 1932, com a chegada dos primeiros seminaristas

18/01/2022

Por

[VÍDEO] Seminário completa 90 anos com 175 padres, bispos e arcebispos ordenados

Divulgação

O Seminário Sagrado Coração de Jesus, de Corupá, completou ontem, 17 de janeiro, 90 anos de descerramento das portas do seu primeiro ano de funcionamento. Tem uma esplêndida história de formação e de humanismo. Os trabalhos de construção iniciaram no ano de 1928 e a inauguração da primeira parte da construção deu-se em 17 janeiro de 1932, com a chegada dos primeiros seminaristas.

Em 1935 inaugurou-se a ala das irmãs. A segunda parte da fachada inicial do Seminário foi concluída em 1946. O Seminário foi construído para ser autossustentável. Possui pastagens para gado de corte, criação de suínos e peixes, cultivo de hortaliças, frutas e plantas ornamentais. Como consequência daqueles tempos economicamente difíceis, conserva-se ainda o estilo de construção de tijolos à vista.

Em 1953 iniciou-se a construção de uma nova ala, em estilo mais moderno que a anterior e que hoje abriga a Capela e o Museu Irmão Luiz. A atual capela do Seminário foi construída pelo padre Antônio Enchelmeyer, SCJ, que também realizou a construção de um salão de teatro, que já foi palco de inúmeras peças e encenações.

Aos poucos foram sendo construídos os campos e quadras de esporte, bem como um amplo salão de jogos, no ano de 1970. A última ala construída é a que abriga as salas de aula, o dormitório dos seminaristas, o refeitório e dependências da cozinha.

Atualmente, o Seminário de Corupá é a sede da Província Brasil Meridional dos Padres do Sagrado Coração de Jesus e referência turística da região, desenvolvendo ações e obras para atender cada vez melhor tanto peregrinos como turistas.

Para marcar esse histórico momento foi montada a exposição “90 anos, 90 imagens – para cada ano uma foto, para cada foto, uma história”, para resgatar a sua rica caminhada de formação de sacerdotes e religiosos para o serviço do povo de Deus, sem esquecer a causa da promoção humana.

Há 90 anos, Corupá era a Vila de Hansa Humboldt. Nesse período, mais quatro mil jovens passaram pelo Seminário SCJ, dos quais 175 se tornaram padres, 9 ordenados bispos – destes três arcebispos e um cardeal.

A exposição fotográfica relata o cotidiano do Seminário em suas diversas facetas e temporalidade.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x