Sem categoria

Vila Encantada recebe réplica do maior animal voador da história do planeta

O pterossauro chamado Quetzalcoatlus irá compor a coleção já na primeira semana de outubro

03/10/2022

Por

Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.

O Parque de Experiências Vila Encantada recebe um novo morador. Desta vez, é nada menos do que o maior animal voador da história do planeta, um pterossauro chamado Quetzalcoatlus. A réplica, em tamanho real, foi inspirada no exemplar do Field Museum, de Chicago.

Camila Pedrini, uma das proprietárias do parque Vila Encantada, conta que foi impactada com a imponência do animal após uma visita ao museu. “Quando vi aquele animal gigante, logo pensei: como ele conseguia sobrevoar os céus? Certamente, as crianças que visitam a Vila terão respostas muito criativas para essa pergunta”, analisa.

O Quetzalcoatlus tinha aproximadamente 5,5 metros de altura e poderia alcançar uma envergadura de cerca de 13 metros. Esse animal foi provavelmente um dos últimos pterossauros que existiu, desaparecendo do planeta no final do período cretáceo.

Réplica

A réplica foi produzida em Pomerode por uma equipe de artistas da empresa Siqueira Artes, idealizada por João Siqueira, que também produziu o maior Ovo de páscoa do mundo, atualmente no Guinness Book. “Gostamos muito de desenvolver esse trabalho. Já fizemos alguns dinossauros gigantes, mas esse foi o primeiro pterossauro. Certamente essa obra vai chamar muita atenção, pois além de ser uma escultura exclusiva, a imponência do animal impressiona”, destaca Siqueira.

A escultura já tem a aprovação de um dos mais renomados paleontólogos brasileiros, Luiz Anelli, atualmente curador da exposição paleontológica “Dinossauros – Patagotitan, o Maior do Mundo”, que trouxe para o Brasil a réplica do maior dinossauro já encontrado no planeta.

A nova espécie de pterossauro irá compor a coleção da Vila Encantada já na primeira semana de outubro, mês que comemora o dia das crianças. “O Mundo pré-histórico fascina adultos e crianças, queremos proporcionar momentos inesquecíveis para quem visita o parque, momentos dignos de uma bela foto”, evidencia Gicele Lanser Correa, sócia do parque.

Além do deslumbre para as fotos, o novo réptil alado também integrará as atividades pedagógicas que acontecem diariamente no Parque de Experiências.

O gigante Pterossauro não será apenas uma peça expositiva, mas funcionará como ferramenta lúdica e educativa, compondo o circuito com outras oito espécies, na atividade Exploração aos Dinossauros, que, em outubro, acontece todos os dias às 15h30. “É muito importante que as pessoas se aproximem de conteúdos científicos de forma lúdica. Isso torna-se mais fácil a compreensão do passado para conseguirmos proteger o futuro”, avalia o biólogo e educador do parque, Cezar Augusto dos Santos.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x