Jaraguá do Sul

Vistorias técnicas em 13 pontes serão realizadas para avaliar estruturas

O prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner, considera um importante investimento em prevenção.

24/10/2023

A Prefeitura de Jaraguá do Sul/Secretaria de Obras e Serviços Públicos, contratará uma empresa – via licitação – para vistoria geral nas principais pontes do município. Ao todo, 13 estruturas serão avaliadas. Após o levantamento, que pode levar até cinco meses, serão entregues à Prefeitura laudos técnicos e peças gráficas, classificando o grau de deterioração das estruturas.

 

De acordo com o secretário de Obras, Otoniel da Silva, a intenção é obter informações técnicas para determinar em qual estágio de vida útil encontra-se cada uma delas, estabelecendo as ações mais adequadas para cada caso – se manutenção ou reabilitação. “O resultado da vistoria dirá se há a necessidade de complementação com estudos mais aprofundados e análise detalhada das patologias encontradas, incluindo teste de carga quando necessário, para obter um diagnóstico completo para determinar o estado atual de cada estrutura”, explicou. 

 

O prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner, considera um importante investimento em prevenção. “Temos muitas pontes já bastante antigas e não há registros de trabalho semelhante nos últimos anos. Se trata de uma avaliação preventiva das condições físicas atuais dessas estruturas. Faremos as melhorias necessárias para oferecer mais segurança aos munícipes e maior vida útil das estruturas”, completou o prefeito.

 

Laudos darão um completo diagnóstico sobre o grau de deterioração 

 

De todas as obras de artes especiais que passarão pela vistoria preventiva, a mais antiga é a Ponte Abdon Batista, com 90 metros de extensão e obras iniciadas em 1962, há mais de seis décadas, portanto. As demais pontes são a Alberto Bauer (Nereu Ramos) com 129 metros e construída em 1979, a Antônio Ribeiro com 223 m e entregue em 1991, ligando a Ilha da Figueira ao Vila Lalau.

 

A Ponte Bertha Weege (Barra do Rio Cerro) tem 36 metros, a Expedicionário Carlos Frederico Vasel (Beira Rio) tem 180 m e construída em 1995, a José João Vailatti (55 metros), a João Franzner (Barra do Rio Molha/São Luís) com 40 metros e inaugurada em 1985, a Maria Moser Grubba (do “Kohlbach”), a Olavo Marquardt com 150 metros e construída em 1992 e a Walter Breithaupt (Rede Feminina) com 92,5 m, construída em 1985.

 

Estão relacionadas também para vistoria preventiva as Pontes Ricardo Grützmacher (Três Rios do Sul/Norte) com 107,6 metros construída em 1996, a Tavares Sobrinho com 44 metros e a Maria Cristina Vailatti com 90 metros, entregue em 1991, completam a relação.

 

Sete pontes a serem vistoriadas estão localizadas no Centro, uma na Barra do Rio Cerro, uma na Barra do Rio Molha, mais Nereu Ramos, Ilha da Figueira, Vila Nova e Três Rios.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x