Historiador e criador de conteúdo digital para as plataformas do Kwai, Tik Tok e You Tube. Dedicado à pesquisas sobre memória e patrimônio histórico-cultural em comunidades tradicionais
Vogel Techen: Um brinde aos 200 anos da cultura germânica
Vogel Techen foi o palco perfeito para os 200 anos da imigração alemã e um momento de celebrar a história, a cultura e a identidade da cidade
28/11/2024
Vogel Techen – A comunidade de Pomerode se reuniu em torno de um objetivo comum: celebrar os 200 anos da imigração alemã e fortalecer os laços que unem a todos. O Vogel Techen foi o palco perfeito para essa união, um momento de celebrar a história, a cultura e a identidade da cidade. Acompanhe neste texto os principais momentos da festa que emocionou a todos.
No dia 24 de novembro, domingo, o Clube Esportivo, Recreativo e Cultural Nacional promoveu mais uma edição do tradicional Vogel Techen. O evento, que iniciou às 10h e se estendeu até as 17h30min, reuniu um grande número de pessoas em um dia de muita alegria e celebração da cultura local.
O Vogel Techen foi um sucesso inesquecível! A alegria tomou conta do clube, com muita música, dança e claro, muita diversão com o tiro ao pássaro.
Foi uma honra ter a presença das majestades do ano de 2023: rainha Elzina Borchardt Konell, 1ª princesa; Iliete Krüger e 2ª princesa Magrit Modro, e do Departamento Masculino: Arlindo Kressin, rei; Vilson Borchardt (representado por Elemar Butzke) 1º cavalheiro e Rudhardt Borchard (representado por Cleyton Utech), 2º cavalheiro.
O Vogel Techen foi mais do que uma festa, foi um momento de reflexão sobre a nossa história. Ademir Pfiffer historiou sobre os 200 anos dos povos que falam a língua estrangeira alemã no Brasil (pomeranos e alemães) e Eliete Krüger complementou com palavras inspiradoras.
Sob a liderança de Lidio Leney Brych, o comandante de marcha e presidente da entidade associativista, revivemos tradições e fortalecemos nossos laços com a comunidade, associados e convidados.
A tradição e a cultura marcaram presença no Vogel Techen.
A homenagem à senhora Hildegard Dallmann Borchardt, que faleceu recentemente aos 94 anos, sendo esposa do sócio proprietário nº 1 do Clube Nacional, cujo título herdou o filho Vilson Borchardt.
A interpretação de “Taps” (Toque de Silêncio) foi pelos músicos Marcos Antônio Galeto (Indaial) e Enéias Schuler (Pomerode)
foi um momento de reflexão sobre a importância de respeitar o óbito comunitário e familiar.
Do início ao fim, o Vogel Techen foi um sucesso. A música, as tradições, a homenagem e, claro, o delicioso almoço preparado pela equipe de Luise Siewerdt Marcelino, fizeram deste dia um momento inesquecível. A culinária teuto-brasileira foi a cereja do bolo, com um cardápio que agradou a todos os paladares.
A pista de dança não parou um minuto. A Musike Kapelle Banda Coração de Ouro, de Pomerode, tornou a festa com um repertório que agradou a todos os gostos. De clássicos da nossa música nacional aos ritmos mais animados da música germânica, à tarde foi pura alegria!
A força da comunidade pomerana ficou evidente durante o Vogel Techen. A união de todos os envolvidos tornou o evento um sucesso e demonstrou o quanto é valorizda as tradições. Que a chama da união e da celebração continue acesa, para que possamos juntos construir um futuro próspero, preservando a nossa rica história.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital
Notícias relacionadas
Coluna: A Geração Z e o mercado de trabalho
Não está fácil para ninguém conseguir um trabalho. A reclamação dos jovens de que encontram dificuldades ainda para conquistar o primeiro emprego é recorrente, geração após geração. Mas quando nos deparamos com a chamada “Geração Z”, dos nascidos entre 1995 e 2010, a situação é ainda mais desalentadora: existem diferenças…