Educação

Volta às aulas em Jaraguá do Sul: Posso optar por não mandar meus filhos para a escola?

A Secretaria de Educação conta com 30 escolas e 31 centros municipais de educação infantil e cerca de 21 mil alunos, da educação infantil ao 9º ano

03/02/2021

A Secretaria de Educação realizou na tarde desta quarta-feira (3), por videoconferência, uma reunião com os 1,7 mil funcionários da educação municipal. O acompanhamento se deu nos estabelecimentos de ensino do município, com auxílio de telões e data show.

Leia mais:

A pauta foi a volta às aulas e como isso se dará em meio à pandemia do coronavírus. A Secretaria de Educação conta com 30 escolas e 31 centros municipais de educação infantil e cerca de 21 mil alunos, da educação infantil ao 9º ano.

Tire as principais dúvidas referente ao retorno das aulas:

Sou obrigado a enviar meu filho para a aula presencial?

Enquanto houver restrição de ocupação das salas, os pais que não se sentirem à vontade em enviar o filho para a escola (ensino fundamental), podem optar exclusivamente pelo ensino virtual, informando isso de forma oficial à escola/ centro, por escrito.

A opção por aula exclusivamente digital precisa ser avisada antecipadamente à escola por escrito, para a organização do estabelecimento. 

A secretária de Educação, Ivana Dias, antecipa que, quando as salas de aula voltarem a 100% de ocupação (se assim for orientado pelas autoridades sanitárias), a aula presencial voltará a ser obrigatória a todos.

Matrículas em 2021

  • Escolas: Alunos novos – deve ser feita na escola mais próxima da residência. Lá a direção da escola irá relacionar os documentos necessários. A Secretaria de Educação orienta que compareça no estabelecimento somente um adulto sem acompanhante (normas sanitárias).
  • Creches: Os dias específicos para cadastramento nas turmas de berçário e maternal terminam nesta quinta-feira, dia 4. Após esse período, os pais podem cadastrar a criança no centro municipal de educação infantil mais próximo.

Como serão as aulas nas escolas nesse início de ano letivo?

Serão híbridas, para seguir com todos os protocolos de saúde. Uma parte da turma terá aula presencial em uma semana (turma 1), enquanto a outra parte fica em casa para o ensino digital (turma 2).

Na próxima semana, a turma 2 vai à escola para aula presencial e a turma 1 fica em casa para aula digital. E assim, sucessivamente. Até que as salas possam ser ocupadas com 100% da capacidade.

Cuidados sanitários: os pais não poderão entrar na escola com o aluno. O aluno será deixado na porta do estabelecimento. Logo na entrada será aferida a temperatura da criança e disponibilizado álcool em gel.

A criança terá que estar de máscara. Todas as regras sanitárias, como distanciamento e higienização constante dos ambientes, serão cumpridas à risca.

O momento da merenda escolar também cumprirá com o distanciamento, com lugares possíveis de sentar e outros proibidos, higienização das mesas e intervalos com horários diferentes entre as turmas.

E como será o atendimento nas creches?

  • Berçário I (bebês de quatro meses a um ano) – essas crianças NÃO serão chamadas por enquanto. Mas as matrículas já feitas estão garantidas. A Secretaria aguarda a normalização da circunstância de pandemia para chamar os bebês de Berçário I.
  • Berçário II (bebês de um a dois anos) – começam o atendimento no dia 15 de fevereiro, segunda-feira. Haverá turno matutino, vespertino e integral.
  • Maternal I, maternal II e pré – Começam o atendimento no dia 8 de fevereiro, segunda-feira. Não haverá turno integral. Apenas matutino e vespertino, todos os dias. Assim, as salas dos centros municipais de educação infantil poderão cumprir com os percentuais de lotação exigidos. NÃO haverá ensino híbrido (presencial – digital) nas creches. 

O que os alunos precisam levar para a escola?

Desde o primeiro dia de aula, é obrigatório o uso de máscara pelo aluno. Na mochila, deve levar uma segunda máscara limpa, em um saquinho, para trocar após o intervalo. Uma garrafa com água. Uma toalha pequena. Além do que foi solicitado por meio de orientação no mural da sala de aula digital, e-mail institucional do aluno (nome.sobrenome@alunos.edu.jaraguadosul.sc.gov.br) e grupo de WhatsApp padrão da escola. 

Em caso de teste positivo para covid em alguém da família, o que fazer?

A orientação é a mesma dada a toda a população. Se o familiar que testou positivo mora na mesma residência que o aluno, todos da residência ficam em isolamento domiciliar por dez dias, conforme a orientação médica. Se for o aluno que testou positivo, o mesmo procedimento. É imprescindível procurar orientação médica (0800-643-8089) e avisar a escola imediatamente.

Primeiro dia de aula nas escolas: quem começa com a aula presencial?

Nas escolas municipais de Jaraguá do Sul as aulas iniciam no dia 8 de fevereiro. Para visualizar a lista de alunos que terão aula presencial ou aula digital na primeira semana de aula, os pais devem acessar a sala de aula digital (Google Sala de Aula) com o e-mail institucional do aluno (nome.sobrenome@alunos.edu.jaraguadosul.sc.gov.br).

Receba as notícias do JDV no seu WhatsApp!

Por

Notícias relacionadas

x