Voluntárias da Rede Feminina de Jaraguá levam informações sobre prevenção do câncer
As pessoas que passaram pela Praça Ângelo Piazera receberam material informativo e orientações sobre como prevenir a doença
Voluntárias do Programa de Prevenção da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Jaraguá do Sul estiveram na sexta-feira, 8 de abril, na Praça Ângelo Piazera, lembrando a passagem do Dia Mundial da Saúde (7) e Dia Mundial de Combate ao Câncer (8).
As pessoas que passaram pelo local receberam material informativo e orientações sobre como prevenir a doença. Importante trabalho voluntário dessas mulheres que se doam à comunidade. Atualmente, muitos tipos de câncer são curados, desde que tratados em estágios iniciais, o que reforça a importância do diagnóstico precoce.
Por isso, é importante realizar alguns exames para detectar o câncer o mais precocemente possível. Anualmente, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Câncer, 8 de abril, a Rede Feminina Nacional de Combate ao Câncer, juntamente com todas as Redes Femininas define um tema voltado para um tratamento oncológico digno, humano e eficaz.
Este ano a tema é “Os Caminhos do paciente Oncológico”. Tem por objetivo sensibilizar os gestores públicos no sentido de amenizar as dificuldades que o paciente oncológico enfrenta antes e após o diagnóstico, informa a coordenadora do Programa de Prevenção da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Jaraguá do Sul, Emília Piske Alquini.
O Dia Mundial de Combate ao Câncer é uma data para promover a conscientização da sociedade sobre a doença. Por causa da característica epidêmica e pelos índices crescentes de mortalidade, a ONU classifica o câncer como o principal problema de saúde pública do mundo. De modo geral, a incidência e a mortalidade por câncer vêm crescendo no planeta.
A OMS estima que até 2030 o câncer vai ultrapassar as doenças cardiovasculares e se tornar a primeira causa de morte por doença no mundo. Uma das razões para o crescimento da incidência é o aumento da expectativa de vida da população, já que o câncer é uma doença da terceira idade.
Conteúdos em alta
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!