Jaraguá do Sul

VÍDEO – Walter Hertel, morre o último herói da 2ª Guerra. Prefeitura decreta luto oficial

Walter Carlos Hertel, o último herói da 2ª Guerra Mundial, morre aos 101 anos, quatro meses e 16 dias de idade

03/05/2024

Jaraguá do Sul e região se despediram ontem (2), do ex-pracinha Walter Carlos Hertel, o último herói da 2ª Guerra Mundial, aos 101 anos, quatro meses e 16 dias de idade. Em 15 de dezembro de 2022, Walter Hertel completou 100 anos de idade e lançou o livro “Diário da 2ª Guerra Mundial”, que são anotações feitas quando esteve no front italiano.

 

 

O “seo” Bubi, como também era carinhosamente conhecido, brinda a comunidade não apenas com a narrativa cronológica da sua presença na 2ª Guerra, colocando a sua vida a serviço da liberdade e da paz mundial, mas também com a sua história de vida, permeada de patriotismo, de empreendedorismo e de participação social e comunitária.

 

walter

Walter Carlos Hertel, o último herói da 2ª Guerra Mundial, morre aos 101 anos, quatro meses e 16 dias de idade

 

 

O velório aconteceu das 9h às 16h, na Capela Maria Leier, seguindo para o sepultamento. A comunicação da morte, havida à 1h55min do dia 2 de maio, foi informada pelas redes sociais pelo neto Carlos “Cako” Hertel.

 

 

A despedida se deu com honras militares. A Câmara de Vereadores, em nota, destacou que era o último pracinha jaraguaense e que em 2019 recebeu o título de Cidadão Benemérito, pela longa folha de serviços prestados a Jaraguá do Sul como empreendedor, músico, esportista e participante ativo na comunidade.

 

 

A Prefeitura decretou luto oficial de três dias e lamentou a sua morte: “Empreendedor dedicado e cidadão de exemplos fortes, o expedicionário deixa um legado importante para a história de Jaraguá do Sul. Foi um dos fundadores da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), da Sociedade Cultura Artística (Scar), do Clube de Bolão Az de Ouro (Baependi), da Associação dos Veteranos da FEB/Jaraguá do Sul e da Associação Museu da Paz, além de ser presença sempre marcante nos eventos de celebração do Dia da Vitória – que homenageia os heróis da Segunda Guerra Mundial”.
Foram centenas de manifestações de pesar recebidas pela família e amigos de Walter.

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x