Gigantes da energia: WEG vai fornecer os maiores compensadores síncronos de sua história para o Chile
Foto: WEG/Divulgação
A WEG anunciou um novo contrato para o fornecimento de um sistema completo de estabilização da rede de transmissão elétrica do Chile. A solução será aplicada em duas importantes subestações do país e representa um novo avanço tecnológico para a multinacional jaraguaense.
Fornecimento inclui equipamentos de grande porte e alta complexidade
O projeto contempla o fornecimento de compensadores síncronos – os maiores já desenvolvidos pela WEG –, além de transformadores elevadores, sistemas de controle, proteção, partida e sincronismo com a rede elétrica. A empresa também será responsável pela supervisão da montagem mecânica e elétrica, além de integrar diversos sistemas e serviços auxiliares.
A entrega dos equipamentos está prevista para ser concluída até outubro de 2026.

Um marco na história da WEG
Segundo a companhia, esse é um momento histórico. Os compensadores síncronos fornecidos para o projeto no Chile são os maiores já produzidos pela WEG, consolidando sua presença no mercado latino-americano de soluções energéticas completas.
“Estamos consolidando nossa posição como um dos principais fornecedores globais de soluções em energia com este projeto. A parceria com a Alupar fortalece nossa colaboração e abre caminho para futuros projetos semelhantes na região”, destacou João Paulo Gualberto da Silva, Diretor Superintendente de Energia da WEG.
Conteúdos em alta
Instalação em regiões estratégicas do norte chileno
O fornecimento integra dois dos cinco lotes licitados pelo governo do Chile em 2024, vencidos pela Alupar. O objetivo do projeto é aumentar a potência de curto-circuito da rede elétrica nacional, ampliando sua estabilidade e confiabilidade.
Os sistemas serão instalados nas subestações Ana Maria e Illapa, situadas nos estados de Antofagasta e Atacama, localizados na região norte do Chile – uma área estratégica para o desenvolvimento da infraestrutura energética do país.