Educação

145 anos da nossa brava gente: Educação, saúde e segurança andam lado a lado

Antes de ser chamada de escola, a historiadora lembra que existiam as “associações escolares”, que eram as escolas rurais e elas não contavam com o apoio do governo

25/07/2021

Por

Jornalista apaixonada por cultura e segurança pública

145 anos da nossa brava gente: Educação, saúde e segurança andam lado a lado

Assim como os três poderes, a educação, a saúde e a segurança andam de mãos dadas por aqui e todo jaraguaense, seja ele nascido ou criado, pode se orgulhar disso.

Leia mais

Na educação, por exemplo, a prova são as notas obtidas pela rede municipal no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que, de acordo com os dados de 2019 apresentados pelo Ministério da Educação, a média dos anos iniciais do ensino fundamental (1º a 5º ano), foi de 7.2 e nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), a nota foi 5.9.

Mas, antes de ser chamada de escola, Silvia lembra que existiam as “associações escolares”, que eram as escolas rurais e elas não contavam com o apoio do governo.

“As escolas eram criadas por particulares que contratavam o professor.  Tivemos em nosso município, escolas alemãs (escola Jaraguá) e italiana (escola Barra Rio Cerro), por exemplo. Os professores ministravam as disciplinas normais – português, matemática, história, geografia, etc. – e, no primeiro ano, falavam com os alunos no idioma deles [húngaro, italiano, alemão] e ensinavam a língua portuguesa”, destaca.

Entretanto, com o nacionalismo na década de 1930, o alemão assim como as outras línguas, já não era mais ensinados e o foco passou a ser cem por cento português, o que de acordo com a historiadora foi uma perda enorme.

No próximo capítulo, você conhecerá quem foi a primeira médica de Jaraguá do Sul.

*Nos termos da Lei nº. 9.610 de 1998, a reprodução ou utilização, total ou parcial, do presente material, por quaisquer meios, para qualquer fim que seja, de forma idêntica, resumida ou modificada, sem prévia e expressa autorização do JDV, fica proibida.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x