Comportamento

3 personalidades femininas impactantes na cultura pop

Ao longo dos tempos, as mulheres têm feito história na sociedade.

25/04/2023

Seja na política, na música ou na moda, as mulheres têm levantado debates e alterado as indústrias

 

Com o movimento feminista e a expansão dos meios de comunicação, as mulheres têm tido cada vez mais visibilidade e espaço na sociedade. Por muitos anos, o âmbito social ditou o que elas deveriam vestir, como se portar, como se apresentar ao mundo, entre outras imposições.

 

No entanto, com a ajuda das mídias sociais, novos debates têm sido criados e discutidos sobre os direitos da mulher e os papéis impostos pela sociedade. Com isso, o âmbito político e social tem sido reformulado, retirando estereótipos considerados misóginos e racistas. Um exemplo disso é o novo filme da Pequena Sereia que, pela primeira vez na história, traz uma pessoa negra para representar a sereia Ariel.

 

O papel será representado pela artista Halle Bailey, conhecida por sua carreira musical junto com a irmã, Chloe. A dupla, além de ser uma das harmonias mais aclamadas pela juventude negra, é apadrinhada pela artista Beyoncé, um dos maiores nomes da música pop. Assim como elas, outras mulheres impactaram a cultura pop de diversas formas. Confira algumas delas.

 

Madonna

Considerada a Rainha do Pop, Madonna é um dos maiores nomes da música internacional. Com sua atitude única, a artista popularizou tendências, como a meia arrastão e a dança de ballroom, eventos da comunidade queer negra e latina dos anos 80.

 

Além disso, a artista é conhecida por suas apresentações únicas e consideradas icônicas, além de ter popularizado o videoclipe com produções incomuns para a época. Suas músicas causaram polêmica por falar sobre causas sociais, assunto pouco discutido na época, além de sexualidade feminina, epidemia da aids e críticas à Igreja Católica, o que causou sua excomungação da instituição.

 

Beyoncé

Cantora com maior número de Grammys, Beyoncé começou sua carreira em um grupo musical de R&B, Destiny’s Child, formado originalmente por 4 mulheres negras. Além de celebrar a cultura negra, o grupo é conhecido por ser uma das maiores bandas da história.

 

Em sua carreira solo, a artista alterou a indústria musical com o lançamento de seu segundo álbum. Pela primeira vez na história, ela lançou um álbum visual sem aviso prévio, quebrando recordes de venda em apenas 3 horas. Além disso, sempre que possível, Beyoncé levanta debates sobre beleza negra, empoderamento feminino e é aliada da causa LGBTQIAPN+.

 

Little Mix

Considerada uma das maiores girlbands europeias da história, Little Mix começou sua carreira sendo o primeiro e único grupo feminino a vencer o reality show X Factor, que formou grupos como One Direction e Fifth Harmony. Little Mix também foi formado no programa por Kelly Rowland, integrante da banda Destiny ‘s Child, Tulisa e Louis Walsh, grandes nomes da indústria.

 

A banda lançou sete álbuns até seu hiatus em 2022, além de ganhar diversos prêmios, entre eles o BRITS de melhor grupo musical. Little Mix foi o primeiro grupo feminino a ganhar o prêmio britânico na história. Em seu discurso de agradecimento, citaram diversas bandas que também mudaram a indústria musical, como Spice Girls, Girls Aloud e The Pussycat Dolls.

 

Suas músicas abordam diversos assuntos, desde empoderamento feminino, positividade corporal, relacionamentos e independência na própria indústria musical, assunto que frequentemente abordam em entrevistas e declarações. Um de seus últimos projetos como banda antes do hiatus definitivo foi um reality show de talentos, onde formaram seis grupos musicais, com diferentes estilos, desde pop a R&B, estilos que cantaram durante a carreira.

 

Leigh-Anne Pinnock, uma das vocalistas do grupo, recentemente anunciou o lançamento de sua autobiografia e o lançamento do audiobook A Pequena Sereia, narrado pela artista.

Por

Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.

Notícias relacionadas

x