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4 Principais Estratégias de Desenvolvimento de Negócios

Boas intenções, por mais ambiciosas que sejam, têm pouco valor real para o desenvolvimento de negócios

16/03/2023

As estratégias de desenvolvimento de negócios de sua empresa podem ser a chave para o sucesso ou fracasso de sua organização.

É o ingrediente secreto para transformar seu negócio em um negócio composto de relacionamentos fortes, perspectivas promissoras e aumento de receitas.

Criar uma estratégia e um plano associado, e aproveitá-lo da maneira certa, pode impulsionar um funcionário, uma equipe ou uma empresa inteira a novos níveis de crescimento e lucratividade.

O que é uma Estratégia de Desenvolvimento de Negócios?

O desenvolvimento de negócios é o processo usado para identificar, nutrir e adquirir novos clientes e oportunidades de negócios para impulsionar o crescimento organizacional e aumentar os lucros.

Essencialmente, é a criação de valor de longo prazo para um negócio a partir de clientes, mercados e relacionamentos.

A estratégia de desenvolvimento de negócios é o documento que descreve a estratégia que você usará para atingir esse objetivo.

 

A importância de uma boa estratégia de desenvolvimento de negócios

Uma forte estratégia de desenvolvimento de negócios é a estrutura que instrui sua equipe sobre como encontrar e gerar leads de alto valor que, em última análise, apoiarão as metas de longo prazo da empresa.

Se você não tiver uma estratégia em vigor, seus funcionários podem ter dificuldade para identificar os clientes em potencial qualificados ou até mesmo gastar um tempo valioso desenvolvendo relacionamentos com clientes em potencial que nunca serão convertidos.

O escopo do desenvolvimento de negócios é amplo, variando de organização para organização.

Geralmente, as organizações de serviços profissionais geram novos negócios seguindo uma abordagem de funil de três níveis.

As duas primeiras etapas são Atração de Prospects e Construção de Engajamento, que são tradicionalmente funções de marketing.

A terceira e última etapa, Transformar Oportunidades em Clientes, é tradicionalmente uma função de vendas.

Nessa estrutura, o plano de desenvolvimento do negócio seria buscar novos canais de venda e distribuição, bem como novos parceiros de marketing.

Este é um exemplo de desenvolvimento estratégico de negócios.

 

Desenvolvimento estratégico de negócios

O desenvolvimento estratégico de negócios visa alinhar os processos e procedimentos de desenvolvimento de negócios com os objetivos estratégicos de negócios da empresa.

O objetivo é adquirir os clientes ideais para os serviços de mais alta prioridade da organização, através do uso de promessas de marca que você é capaz de cumprir.

Na verdade, determinar quais metas perseguir e quais estratégias de desenvolvimento de negócios empregar para gerar novos negócios pode ser uma decisão arriscada.

Quando uma estratégia é forte, adequada aos objetivos da empresa e bem implementada, ela tem potencial para gerar altos níveis de crescimento e lucratividade para o negócio.

Uma estratégia e implementação defeituosas, no entanto, podem impedir o crescimento e frustrar seus melhores funcionários e talentos mais valiosos.

É por isso que é fundamental ter uma compreensão completa das estratégias de desenvolvimento de negócios que geram os melhores resultados para sua empresa e como incorporá-las ao seu plano de desenvolvimento como um todo.

 

Criando uma estratégia de desenvolvimento de negócios para crescimento ideal

O processo de quatro etapas

Há quatro estágios principais a serem percorridos ao criar uma estratégia de desenvolvimento de negócios firme e confiável para sua organização.

Identifique seu público

Para criar uma estratégia de desenvolvimento de negócios que produza oportunidades ideais de crescimento e lucro, primeiro você precisa identificar seu público-alvo ideal.

Concentre-se em empresas específicas, setores da indústria ou indivíduos que certamente impulsionarão seus negócios.

Aponte para a qualidade em detrimento da quantidade – um grande público nem sempre é necessário, mas um de alto desempenho sempre é.

Lembre-se de que o desenvolvimento de negócios bem-sucedidos não acontece da noite para o dia.

Relacionamentos fortes podem levar meses, ou até anos, para se transformar em uma venda. Da mesma forma, clientes em potencial inadequados não se revelarão assim após seu primeiro encontro.

É por isso que é importante definir o público-alvo exato, para que você não perca um tempo valioso promovendo um relacionamento com um cliente em potencial não qualificado que nunca fechará o negócio.

Realize pesquisas de mercado

Uma vez que seu público tenha sido identificado, agora você precisa aprender o máximo que puder sobre eles.

Antes de começar a incentivá-los a trabalhar com você, você deve ser capaz de responder às seguintes perguntas sobre eles:

  • Quais são seus principais problemas?
  • Quais serviços eles precisam?
  • Qual é a abordagem deles para a solução de problemas atualmente?
  • Como seu produto ou serviço pode melhorar sua situação atual?

Depois de responder a essas perguntas, você pode começar a analisar sua concorrência.

Identifique o que o diferencia de seus concorrentes, aproveitando essa diferença como sua vantagem competitiva ao comunicar seu valor aos clientes em potencial.

Determine os canais apropriados

Depois de identificar seu público-alvo, aprender tudo o que há para saber sobre ele e estabelecer um plano de ação para diferenciá-lo de seus concorrentes, você pode começar a delinear os canais que usará para atingir seu objetivo.

Isso envolve avaliar suas metas de receita total para o ano e definir os métodos específicos que você usará para atingir essas metas.

Esses canais são abordados nas principais estratégias e táticas de desenvolvimento de negócios que você pode usar para gerar novos negócios.

Defina Metas SMART

Para cada canal que você possui, defina metas SMART que o ajudarão a medir e acompanhar seu progresso desde o recrutamento de funcionários até a produtividade do seu negócio.

Seu objetivo geral de desenvolvimento de negócios não precisa necessariamente estar diretamente vinculado à geração de lucro e receita, mas deve haver um componente que vise introduzir novos clientes em potencial no funil de vendas de sua empresa.

Conclusão

É muito mais comum que as empresas combinem diferentes estratégias de desenvolvimento de negócios para melhor atender seus negócios e atingir suas metas identificadas.

No entanto, é essencial que qualquer abordagem seja cuidadosamente selecionada para eliminar as perdas decorrentes de tentativas equivocadas de adquirir novos clientes e oportunidades de negócios.

É muito mais eficaz implementar um plano estratégico simples do que se envolver em vários planos complexos na esperança de obter resultados positivos.

Menos elementos, quando implementados com competência, sempre produzem melhores resultados.

Em última análise, sua estratégia de desenvolvimento de negócios é a chave para o sucesso ou fracasso de sua empresa.

Deve ser um objetivo principal desenvolver uma estratégia e um plano de ação associado que impulsione você e sua empresa a novos níveis de crescimento e lucratividade.

 

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Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.

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