Esportes | 01/05/2024 | Atualizado em: 01/05/24 ás 15:29

Automobilismo: Brasil perdia Ayrton Senna há 30 anos

Por lei, o ídolo da Fórmula 1 é considerado o Patrono do Esporte Brasileiro

PUBLICIDADE
Automobilismo: Brasil perdia Ayrton Senna há 30 anos

Foto: Twitter/Formula 1

Automobilismo: Brasil perdia Ayrton Senna há 30 anos
Foto: Twitter/Formula 1

 

Fonte: ClicRDC

Há 30 anos, na manhã de um domingo, do dia 1° de maio de 1994, o Brasil e o Mundo perdiam o piloto Ayrton Senna da Silva, após um grave acidente na curva ‘Tamburello’, em Ímola, durante o Grande Prêmio de San Marino, na Itália. Nesta quarta-feira (1º), o piloto brasileiro foi homenageado por organizações e fãs. Tricampeão da Fórmula 1, o piloto brasileiro Ayrton Senna se chocou com o carro da escuderia Williams, de forma fatal, contra uma barreira de concreto na antiga curva Tamburello, a mais de 300 km/h, em 1º de maio de 1994. O episódio inscreveu o circuito italiano de San Marino, em Ímola, na história do automobilismo brasileiro.

 

Senna tornou-se um ícone do esporte nacional ao sagrar-se campeão mundial pela primeira vez no Grande Prêmio de Adelaide, na Austrália, em 1988. Outro GP famoso na história do piloto é o de Mônaco, ele venceu esse circuito pela primeira vez em 1987. Senna largou em segundo, atrás de Niguel Mansell da equipe Williams, que abandonou a corrida na 29ª volta por problemas no motor. Senna venceria outras cinco vezes no principado, o que lhe conferiria o título de “Rei de Mônaco”. A popularidade de Senna ia muito além do Brasil, um ano antes de sua morte, a cantora norte-americana Tina Turner dedicou a música Best para Ayrton Senna.

 

Em 1993, o piloto brasileiro de Fórmula 1 Ayrton Senna (1960-1994) venceu o Grande Prêmio da Austrália. Após a vitória, ele foi ao show da cantora Tina Turner, que faleceu na última quarta-feira (24) aos 83 anos de idade. Durante o show, Tina Turner reconheceu o piloto brasileiro na plateia e o chamou para o palco. “Sou realmente sua fã”, afirmou ela e dedicou a ele um de seus maiores hits “The Best” (o melhor). Em 2023, Senna foi declarado Patrono do Esporte Brasileiro através da Lei 14.559/2023. Para justificar o título ao piloto, o propositor da lei, deputado Filipe Barros (PL-PR), destacou a atuação esportiva de Senna e sua representatividade para o esporte brasileiro.

 

Saiba mais além do automobilismo: Futebol: Juventus completa 58 anos de fundação

Futebol: Juventus completa 58 anos de fundação
Foto: FCF/Divulgação

Saiba mais além do automobilismo: Futsal: Liga Nacional fecha quinta rodada nesta terça

Futsal: Liga Nacional fecha quinta rodada nesta terça-feira (30)
Foto: LNF/Divulgação

Quer saber das notícias esportivas de Jaraguá do Sul e região? Clique aqui e participe do nosso grupo de WhatsApp

Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Entrar no Canal

Felipe Junior

Sou Felipe Junior, jornalista formado, na Universidade Regional de Blumenau (Furb), pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Multimídias, na Anhembi Morumbi, em São Paulo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br