Buscar
Editorias
Crianças são as maiores vítimas; saiba como prevenir acidentes fatais
Com a chegada do Carnaval, viagens para praias, cachoeiras e lazer na água se tornam programas populares entre os brasileiros. No entanto, os dados preocupam: entre 2010 e 2023, o Brasil registrou 71.663 mortes por afogamento, segundo o Ministério da Saúde. Crianças e adolescentes são as principais vítimas, representando uma parcela significativa das ocorrências.
No período analisado, 12.662 mortes (17,7%) foram de adolescentes entre 10 e 19 anos, enquanto 5.878 casos (8,2%) envolveram crianças de 1 a 4 anos. Além disso, o país registrou 11.197 internações por afogamento, sendo quase 30% delas de crianças e adolescentes de até 14 anos. Desses casos, mais da metade (51%) ocorreu em crianças de 1 a 4 anos, evidenciando sua vulnerabilidade.
De acordo com a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, entre 2014 e 2021, houve um aumento anual de 2% na taxa de mortalidade por afogamento acidental em crianças pequenas. “A maior parte dos afogamentos acontece em praias e cachoeiras, mas muitos acidentes ocorrem dentro de casa, em piscinas, banheiras e até baldes. Crianças menores podem se afogar em qualquer recipiente, mesmo com pouca água”, alerta a secretária.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) também aponta números preocupantes: em 2021, foram registradas 300 mil mortes por afogamento no mundo, das quais 24% ocorreram em crianças menores de 5 anos e 19% entre 5 e 14 anos.
Os afogamentos podem ser evitados com medidas simples de segurança. O Ministério da Saúde recomenda:
Se um acidente acontecer, acione imediatamente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192 para garantir um socorro rápido e especializado.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital
Relações Públicas RP 4173 Editora, redatora. e pós-graduanda em Copywriting e Escrita Criativa
Espaço para newsletter