Cotidiano | 14/07/2025 | Atualizado em: 14/07/25 ás 10:52

Femusc 2026 abre inscrições nesta terça-feira (15); veja como enviar seu vídeo!

PUBLICIDADE
Femusc 2026 abre inscrições nesta terça-feira (15); veja como enviar seu vídeo!

Foto: Divulgação/FEMUSC

Músicos de todo o Brasil (e do mundo) já podem se preparar: as inscrições para a 21ª edição do Festival Internacional de Música de Santa Catarina (FEMUSC) começam nesta terça-feira, 15 de julho e seguem até 11 de agosto.

Considerado o maior festival-escola de música erudita da América Latina, o evento está marcado para acontecer de 11 a 24 de janeiro de 2026, e promete mais uma edição cheia de talento, professores renomados e aquela programação que transforma Jaraguá do Sul no palco da música mundial.

Seja iniciante ou profissional, o processo de inscrição é simples: basta enviar uma gravação em vídeo com repertório livre, de até cinco minutos. No caso de instrumentos de cordas, é obrigatório incluir um movimento solo de Johann Sebastian Bach. O vídeo deve ser enviado por link, preferencialmente hospedado no YouTube.

Também precisa preencher um formulário com seus dados no site oficial femusc.com.br, e enviar um currículo resumido e indicar alguém da área – maestro, professor ou diretor de escola – para recomendação

Maestro rege orquestra durante apresentação no FEMUSC em Jaraguá do Sul
Divulgação/Femusc

Um toque importante: a concorrência é grande! Segundo o maestro e diretor artístico do festival, Alex Klein, em 2025 foram mais de 1.700 inscrições para apenas 350 vagas. “Por isso, recomendo que os candidatos escolham com cuidado o vídeo que melhor os represente”, reforça.

Professores renomados e novidades na programação

Em 2026, o Femusc vai trazer 40 professores renomados, divididos nos programas de Quarteto de Cordas, Orquestrais, Ópera e Canto Lírico e Regência. Entre as novidades: o retorno do violista Craig Mumm e estreias de peso, como o trombonista russo Erkin Yusupov, a violinista Ksenia Dubrovskaya, a violoncelista Minna Chung e o violista brasileiro Renato França Bandel.

Foto: Divulgação/FEMUSC

E não é só para quem já tem carreira, na música, hein? O festival tem atividades para todas as idades e níveis. O Femuskinho, por exemplo, é para crianças de 6 a 12 anos e foca em musicalização e prática em conjunto. O Femusc Jovem atende adolescentes de 12 a 17 anos e oferece aulas para melhorar técnica e musicalidade. Já o Femusc Jaraguá é pensado para quem toca por hobby e quer aprender mais, com aulas e orquestra em clima leve e descontraído. As inscrições para esses programas devem abrir em setembro.

Crianças participam de aula de violoncelo no FEMUSKINHO em Jaraguá do Sul
Foto: Divulgação/FEMUSC/Diego Riedel

E tem também novidade no palco: a apresentação da ópera brasileira Onheama, do compositor João Guilherme Ripper, com direção de Matheus Sabbá. Uma chance única de conferir uma obra nacional sendo valorizada por um festival de prestígio.

Todas essas novidades e mais detalhes, você pode conferir na entrevista exclusiva que o maestro, renomado oboísta e diretor artístico Alex Klein concedeu ao JDV. Confira aqui!

E se, assim como nós, você já está com saudade do Femusc, a dica é maratonar os vídeos disponíveis lá no Youtube do festival!

Como isso impacta sua vida?

O Femusc movimenta a economia local, coloca Jaraguá do Sul no mapa mundial da música e ainda oferece apresentações gratuitas para a comunidade. Se você gosta de música, vale a pena ficar de olho e curtir o que tem de melhor por aqui.

Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Entrar no Canal

Gabriela Bubniak

Jaraguaense de alma inquieta e jornalista apaixonada por contar boas histórias. Tenho fascínio por livros, música e viagens, mas o que me move é viver a energia de um bom futsal na Arena e explorar o que há de melhor na nossa terrinha.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br