Tanto faz | 30/09/2025 | Atualizado em: 30/09/25 ás 09:35

Copa 2026 ganha mascotes oficiais inspirados nos países sede

PUBLICIDADE
Copa 2026 ganha mascotes oficiais inspirados nos países sede

Trio de mascotes da Copa 2026 representa Canadá, México e EUA | Imagem: Divulgação/FIFA

A Copa do Mundo de 2026 vai quebrar mais uma tradição: pela primeira vez em 24 anos, três mascotes vão representar o torneio. E não é por acaso: cada um é inspirado na fauna e cultura dos países que sediam o Mundial.

Apresentados oficialmente pela FIFA, os mascotes são:

  • Maple, um alce vermelho que representa o Canadá. Ele é goleiro e simboliza a criatividade dos canadenses.
  • Zayu, um jaguar verde inspirado no México. Atua como atacante e carrega a herança das civilizações antigas.
  • Clutch, uma águia-careca azul que representa os Estados Unidos. Joga no meio-campo e representa o espírito aventureiro do país.

Cada um carrega traços e histórias ligadas à identidade cultural de seu país. Além disso, vão vestir as cores das seleções locais: vermelho, verde e azul.

Por que a FIFA optou por três personagens

A escolha dos três mascotes reflete o caráter inédito da Copa do Mundo de 2026, que será disputada em três países e 16 cidades-sede. Segundo Gianni Infantino, presidente da FIFA, a ideia é criar uma conexão mais regional com o público de cada local.

Essa é apenas a segunda vez que o torneio tem múltiplos mascotes. A primeira foi em 2002, com Kaz, Ato e Nik, que representaram a Copa realizada na Coreia do Sul e Japão.

A FIFA também anunciou que os mascotes terão presença ativa em produtos licenciados, videogames e plataformas digitais como o Roblox. Eles já estão integrados ao jogo FIFA Heroes e vão participar de campanhas de ativação para o público jovem.

Essa estratégia visa expandir a experiência do Mundial para além dos 90 minutos em campo, promovendo o evento desde agora e fortalecendo a conexão com novas gerações de torcedores.

Como isso impacta sua vida?

Mesmo distante dos estádios da Copa, o lançamento dos mascotes tem potencial de chegar às salas de aula, redes sociais e produtos licenciados que podem influenciar crianças e jovens. Com uma linguagem lúdica e conectada com o universo digital, a iniciativa amplia o alcance da Copa e se torna ferramenta de educação, lazer e cultura.

Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Entrar no Canal

Maria Eduarda Günther

Jornalista em formação na FURB, nascida em Jaraguá. Cresci entre filmes, livros e peças teatrais. Após criar conteúdo para redes socias sobre Formula 1 e esportes descobri a paixão por jornalismo e a área de comunicação. Nunca perco a oportunidade de conhecer novos lugares e novas histórias por ai.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br