Santa Catarina | 01/10/2025 | Atualizado em: 01/10/25 ás 12:53

Primeiro cão salva-vidas do Brasil vai ganhar monumento em Itajaí

PUBLICIDADE
Primeiro cão salva-vidas do Brasil vai ganhar monumento em Itajaí

Ice com colete de bombeiro | Foto: Reprodução/Instagram @evandro_amoriim

O Labrador que entrou para a história como o primeiro cão guarda-vidas do Brasil vai ganhar uma escultura em sua homenagem. Ice, que atuou por mais de uma década no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, terá seu legado eternizado na Praça do Mima, entre a Praia da Atalaia e o Bico do Papagaio, em Itajaí. A inauguração do monumento está marcada para o dia 3 de outubro.

Ice nasceu em 2009 e, ainda filhote, foi integrado ao Corpo de Bombeiros. Ao lado do 3º Sargento Evandro Amorim, seu condutor por 15 anos, o cão protagonizou uma trajetória de coragem e dedicação. Atuou como guarda-vidas na Praia de Cabeçudas entre 2017 e 2019, recebendo certificações internacionais em busca e resgate.

O labrador participou de mais de 100 ocorrências, incluindo a tragédia de Mariana, em 2015, onde foi o primeiro cão a auxiliar nas buscas. Ice também atuou em projetos de Terapia Assistida por Animais, levando conforto a pacientes do Hospital Marieta Konder Bornhausen e estudantes da APAE de Itajaí.

Reconhecimento em vida e após a partida

Aposentado desde 2019, Ice viveu seus últimos anos como pet do sargento Amorim. Morreu em setembro de 2024, aos 14 anos, de causas naturais. O monumento, assinado pelo artista Walmir Binhotti, será instalado junto a um parcão, reforçando o vínculo entre humanos e animais de resgate.

Itajaí foi escolhida para sediar a homenagem por ser a cidade natal do sargento e o local onde Ice iniciou e encerrou sua jornada. A iniciativa busca valorizar a atuação de cães no serviço público e inspirar futuras gerações sobre coragem, lealdade e solidariedade.

Cão labrador Ice entre bombeiros militares durante operação de resgate em Santa Catarina
Ice com equipe dos bombeiros | Foto: Reprodução/Instagram @evandro_amoriim

Como isso impacta sua vida?

A história de Ice reforça a importância do trabalho conjunto entre humanos e animais no serviço à sociedade. Monumentos como esse não apenas prestam tributo, mas também educam e inspiram. Ao visitar o local, moradores e turistas vão se deparar com um símbolo de dedicação que transcende espécies.

Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Entrar no Canal

Maria Eduarda Günther

Jornalista em formação na FURB, nascida em Jaraguá. Cresci entre filmes, livros e peças teatrais. Após criar conteúdo para redes socias sobre Formula 1 e esportes descobri a paixão por jornalismo e a área de comunicação. Nunca perco a oportunidade de conhecer novos lugares e novas histórias por ai.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br