Esportes | 03/10/2025 | Atualizado em: 03/10/25 ás 16:13

O treinador que passou por Jaraguá do Sul antes de comandar gigantes do futebol brasileiro

PUBLICIDADE
O treinador que passou por Jaraguá do Sul antes de comandar gigantes do futebol brasileiro

Foto: Creative Commons Attribution 4.0/Wikimedia Commons

No fim dos anos 1990 e início dos 2000, o nome dele era conhecido de todos os torcedores brasileiros. Com passagens por diversos times grandes, Celso Roth fazia parte de um rol de treinadores que estava sempre empregado na elite do futebol nacional.

Mas o que pouca gente sabe é que, em 1996, antes de ganhar fama nacional, o treinador gaúcho passou por Jaraguá do Sul, onde treinou o Juventus.

Na temporada anterior, o Moleque Travesso havia feito uma boa campanha na Série C, terminando na 24ª colocação, entre os 107 times participantes. O então treinador Joubert Pereira decidiu deixar o comando da equipe, e a diretoria precisou se movimentar para trazer um novo técnico.

Chegada de Celso Roth

Ainda desconhecido no cenário nacional, Celso Roth tinha 39 anos e treinava o Grêmio Esportivo Brasil, de Pelotas-RS. De acordo com pesquisador Henrique Porto, o acerto com o treinador se deu por telefone, com o então presidente do Juventus, Ângelo Margutte, assumindo a negociação.

A preparação para a temporada teve início no dia 22 de janeiro, e a expectativa era bastante positiva.

Números da passagem de Celso Roth pelo Juventus

Antes da estreia do Campeonato Catarinense de 1996, o Juventus fez dois amistosos sob o comando de Roth: venceu o Amizade (1 a 0) e perdeu para o João Pessoa (2 a 1), ambas equipes amadoras de Jaraguá do Sul.

Mas o início do Catarinense parecia promissor: nos dois primeiros jogos, a equipe comandada por Celso Roth venceu o Blumenau, por 1 a 0, em casa, e bateu o Figueirense, em Florianópolis, por 2 a 1.

No entanto, o Moleque Travesso sofreria três derrotas seguidas, quebrando o bom início e colocando o trabalho de Roth em dúvida. A primeira foi para o Tubarão (2 a 1), fora de casa, e as outras duas para o Criciúma (1 a 0), no João Marcatto, e para a Chapecoense (1 a 0), em Chapecó.

Na rodada seguinte, o Juventus ainda ensaiou uma recuperação ao vencer, em casa, o Avaí por 3 a 2. Mas a diretoria não estava convencida pelo trabalho de Celso Roth e acabou demitindo o treinador gaúcho.

Dessa forma, sua passagem por Jaraguá do Sul resume-se a oito jogos, incluindo dois amistosos. Ao todo, foram quatro vitórias e quatro derrotas do Juventus sob o comando do treinador gaúcho, que, anos depois, ganharia fama Brasil afora.

Carreira após deixar Jaraguá do Sul

Depois de sua breve passagem por Jaraguá do Sul, Celso Roth se destacou no Caxias e, após conquistar a Copa Daltro Menezes, que reunia clubes do interior do Rio Grande do Sul, chamou a atenção do Internacional, ganhando sua primeira oportunidade em um clube grande do país.

Ao longo de sua carreira, Roth comandou quase todos os principais times brasileiros: além do Inter, a lista inclui Grêmio, Palmeiras, Santos, Atlético Mineiro, Flamengo, Botafogo, Vasco e Cruzeiro. Isso sem falar em equipes também tradicionais como Goiás, Coritiba e Juventude.

A passagem por Jaraguá do Sul, embora sem o resultado esperado, está marcada na trajetória do treinador gaúcho e foi um dos últimos episódios antes de ele ganhar fama nacional e entrar no circuito dos grandes clubes brasileiros.

Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Entrar no Canal
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br