Marca de roupa jaraguaense distribui 14 mil livros infantis sobre inclusão e neurodiversidade
Foto: Divulgação/Alakazoo
A Alakazoo, marca infantil da Lunelli, com sede em Jaraguá do Sul, deu mais um passo importante em seu compromisso com a inclusão. Em mais uma edição do projeto “Moda Para Todos”, a empresa distribuiu 14 mil livros infantis que celebram a neurodiversidade e o respeito às diferenças.
O livro “AlakaTEA – Mundo onde o respeito nos cerca” foi entregue a instituições que atuam com infância e inclusão em várias regiões do país. A obra, escrita por Aline Campos, autista e mãe de uma criança com TEA, traduz com sensibilidade os desafios e potências da neurodiversidade. Com linguagem acessível, o livro promove empatia e representação desde cedo.
Moda com sentido e compromisso social
A iniciativa faz parte do projeto “Moda Para Todos”, que desenvolve peças de roupas adaptadas para crianças com diferentes necessidades sensoriais. Conforto, segurança e liberdade para brincar, aprender e se expressar estão no centro da proposta. Segundo a marca, vestir bem é também incluir e acolher.

Com esta quarta publicação, o projeto já alcançou 70 instituições e distribuiu 27 mil livros, incluindo versões em braile e ilustradas. A distribuição amplia o acesso à literatura infantil com temáticas inclusivas e fortalece o papel transformador da educação e da cultura.
Como isso impacta sua vida?
Projetos como o Moda Para Todos mostram como a iniciativa privada pode ir além dos produtos que vende e contribuir diretamente com a formação de uma sociedade mais justa e empática. Para Jaraguá do Sul, é motivo de orgulho ver uma marca local liderando ações de alcance nacional em defesa da inclusão, da literatura e do respeito à diversidade.
Maria Eduarda Günther
Jornalista em formação na FURB, nascida em Jaraguá. Cresci entre filmes, livros e peças teatrais. Após criar conteúdo para redes socias sobre Formula 1 e esportes descobri a paixão por jornalismo e a área de comunicação. Nunca perco a oportunidade de conhecer novos lugares e novas histórias por ai.