Atletas de Jaraguá já podem se inscrever no Bolsa Atleta 2026
As inscrições seguem até o dia 2 de março e devem ser feitas exclusivamente de forma on-line.
Estão abertas as inscrições para o Programa Bolsa Desportiva Municipal – Bolsa Atleta 2026 em Jaraguá do Sul. O edital foi publicado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, e contempla atletas e paratletas que representam o município em competições oficiais.
Inscrições são feitas pela internet até 2 de março
Os interessados devem realizar a inscrição exclusivamente pela plataforma on-line disponível na página oficial do Programa Bolsa Desportiva Municipal, no site da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). É necessário preencher os formulários eletrônicos e anexar toda a documentação exigida no edital.
O programa tem como objetivo garantir a continuidade do planejamento esportivo municipal, fortalecer as seleções jaraguaenses e incentivar o desporto educacional, de base e de alto rendimento, conforme estabelece a Lei Municipal nº 9.239/2022.
Programa prevê investimento de R$ 2,6 milhões
Para o ano de 2026, o município estima um investimento de aproximadamente R$ 2,6 milhões, valor que será destinado à formalização dos Termos de Adesão. Ao todo, o processo seletivo prevê a concessão de 454 bolsas, distribuídas entre as modalidades esportivas descritas no Anexo I do edital.
Os atletas e paratletas interessados devem comprovar conquistas esportivas em uma das 13 categorias previstas na legislação municipal.
Critérios incluem resultados em competições oficiais
Entre os critérios exigidos está a apresentação de um currículo esportivo, com resultados obtidos em competições organizadas pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), como Olesc, Joguinhos Abertos, Jasc e Parajasc.
Conteúdos em alta
Também podem ser apresentados resultados em até quatro eventos adicionais de âmbito estadual, nacional ou internacional, realizados no ano de 2025, na modalidade pleiteada. Caso sejam informados mais de quatro eventos além dos promovidos pela Fesporte, apenas os quatro primeiros listados serão considerados.
Os candidatos devem informar, nos anexos do edital, as premiações conquistadas entre o 1º e o 4º lugares, conforme a tabela de pontuação e os critérios definidos no item 6 do edital.
Programa valoriza mérito esportivo
O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Gilberto Gesser, destacou a importância do programa para o desenvolvimento esportivo da cidade. Segundo ele, o Bolsa Desportiva Municipal reconhece o mérito dos atletas e contribui para o crescimento do número de títulos e convocações, além de reforçar os valores do esporte na vida dos beneficiados.
Como isso impacta sua vida?
O Bolsa Atleta garante apoio financeiro para que atletas e paratletas de Jaraguá do Sul possam manter treinamentos, participar de competições e representar o município em alto nível. Para a cidade, o programa fortalece o esporte, valoriza talentos locais e contribui para a formação esportiva e cidadã de jovens e adultos.
Martin Petry
Nasci em Jaraguá do Sul, mas estudei e vivi grande parte da minha vida em Massaranduba, onde sempre vou carregar no coração esse pedaço do interior Catarinense.