Prefeitura de São João do Itaperiú alerta sobre sites falsos de alistamento militar
A orientação é que a população redobre a atenção ao acessar páginas relacionadas ao alistamento.
A Prefeitura de São João do Itaperiú emitiu um alerta à população sobre a circulação de sites falsos que simulam o alistamento militar de 2026. Os portais fraudulentos têm enganado jovens e familiares, levando ao pagamento indevido de taxas, sob a falsa impressão de cumprimento da obrigatoriedade do serviço militar.
Golpe foi identificado após procura por atendimento oficial
De acordo com a Prefeitura, o golpe só foi percebido quando as vítimas procuraram o setor de Idade, órgão responsável pelo processo oficial no município. Ao buscar informações, foi constatado que o alistamento não havia sido realizado, apesar dos pagamentos feitos em sites não oficiais.
Alistamento deve ser feito apenas no site oficial
O alistamento militar é obrigatório para jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2026. Já as mulheres podem se inscrever de forma voluntária, conforme previsto na legislação.
O procedimento deve ser realizado exclusivamente pela internet, por meio do portal oficial do Exército Brasileiro:
👉 alistamento.eb.mil.br
O prazo para realizar a inscrição vai até o dia 30 de junho.
Prefeitura orienta a desconfiar de cobranças
A Prefeitura alerta para que jovens e famílias desconfiem de sites que cobram taxas, utilizam endereços diferentes do portal oficial ou fazem promessas irregulares relacionadas ao alistamento militar.
Conteúdos em alta
O processo oficial não exige pagamento para a realização da inscrição, e qualquer cobrança deve ser considerada indício de golpe.
Como isso impacta sua vida?
O alerta ajuda a evitar prejuízos financeiros e garante que jovens cumpram corretamente o alistamento militar, sem riscos de fraudes. Para famílias de São João do Itaperiú, a informação correta é fundamental para proteger adolescentes e evitar golpes virtuais.
Martin Petry
Nasci em Jaraguá do Sul, mas estudei e vivi grande parte da minha vida em Massaranduba, onde sempre vou carregar no coração esse pedaço do interior Catarinense.