Santa Catarina | 10/02/2026 | Atualizado em: 10/02/26 ás 10:35

Cão vira “gari” em cidade de SC, pega ônibus com equipe e encanta moradores

PUBLICIDADE
Cão vira “gari” em cidade de SC, pega ônibus com equipe e encanta moradores

Foto: Divulgação/Fundação Irmã Vera

A limpeza urbana de Laguna, no Sul de Santa Catarina, ganhou um ajudante inusitado e carismático. Todas as manhãs, o cão Fiv embarca no micro-ônibus da Fundação Irmã Vera, responsável pelo serviço de varrição da cidade, e acompanha os bolsistas durante a rotina de trabalho, levando simpatia e arrancando sorrisos por onde passa.

Adotado pela entidade em 2023, o cão se tornou parte da equipe no ano seguinte e hoje já circula uniformizado, devidamente registrado e integrado à rotina dos trabalhadores.

Vídeos gravados pelos próprios bolsistas da Fundação Irmã Vera mostram Fiv dentro do micro-ônibus a caminho do “trabalho”, recebendo carinho dos colegas. Em outra gravação, com o veículo estacionado, o cão aparece sentado no banco do motorista, cena que rapidamente chamou a atenção de moradores e visitantes.

Segundo a fundação, Fiv tem cerca de três anos e passou a acompanhar os bolsistas porque demonstra gostar da rotina. A saída diária com a equipe se tornou um dos momentos mais aguardados do dia pelo animal.

Uniforme, cuidados e regularização

Cão Fiv acompanha equipe de limpeza urbana dentro de ônibus em Laguna
Fiv acompanha os bolsistas no trajeto até a limpeza urbana em Laguna | Foto: Divulgação/Fundação Irmã Vera

De acordo com o presidente da Fundação Irmã Vera, Gustavo Cypriano, o cão já está totalmente regularizado conforme as leis municipais. Ele é castrado, registrado no município e ganhou até uniforme próprio para acompanhar os bolsistas durante a limpeza urbana.

Após passar a usar uniforme, o cão virou uma atração em Laguna. Segundo ele, por onde Fiv passa, as pessoas demonstram curiosidade, querem tirar fotos e entender melhor o serviço realizado, o que acabou ajudando a dar mais visibilidade ao trabalho desenvolvido pela Fundação Irmã Vera.

A Fundação Irmã Vera é uma autarquia da prefeitura de Laguna com foco social. Atualmente, cerca de 150 bolsistas participam do programa, atuando tanto no setor administrativo quanto na limpeza urbana do município.

Os participantes recebem um salário mínimo enquanto buscam recolocação no mercado de trabalho. O programa tem caráter assistencial e de formação profissional, sem vínculo empregatício. Cada bolsista pode permanecer por até dois anos, com jornada de atividades de até seis horas diárias.

Como isso impacta sua vida?

Além de deixar as ruas mais limpas, histórias como a de Fiv ajudam a humanizar o trabalho da limpeza urbana e dar visibilidade a projetos sociais que muitas vezes passam despercebidos. A presença do cão aproxima a comunidade dos bolsistas, gera empatia e reforça a importância de iniciativas que unem cuidado social, trabalho e respeito aos animais.

Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Entrar no Canal

Maria Eduarda Günther

Jornalista em formação na FURB, nascida em Jaraguá. Cresci entre filmes, livros e peças teatrais. Após criar conteúdo para redes socias sobre Formula 1 e esportes descobri a paixão por jornalismo e a área de comunicação. Nunca perco a oportunidade de conhecer novos lugares e novas histórias por ai.

PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br